Trabalhar em cartório: você tem o que é preciso?

Trabalhar em cartório: você tem o que é preciso?

11 de outubro de 2023
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 13 minuto(s)

Seu objetivo é trabalhar em um cartório? Essa é uma área muito desejada, principalmente por sua relevância para a sociedade. Mas ela exige muitas responsabilidades e certas habilidades. Será que você tem o que é preciso? Como descobrir se você tem aptidão para atuar em serventias? Contaremos a você neste artigo!

 

Recentemente, os aprovados no tão concorrido 12º Concurso para Cartórios de São Paulo foram divulgados. Muitos novos titulares estão agora na ativa.

Como eles conseguiram essa conquista?

Com muito estudo, claro.

Mas tudo tem um começo, e a decisão de seguir uma carreira específica começa com algo muito importante, que as pessoas podem acabar negligenciando: o autoconhecimento.

Assim, a proposta deste texto é levar você até uma jornada interior para descobrir seus pontos fortes, pontos fracos, habilidades e valores.

Dessa forma, você poderá entender se essa carreira realmente se encaixa na sua vida.

Também conversaremos sobre as características que beneficiam profissionais de cartórios em suas carreiras, para sua análise e comparação.

Porém, não encare essas características citadas como um fator exclusivo, caso não as possua.

Afinal, a importância do autoconhecimento está justamente nisso: identificar o que você precisa trabalhar em você mesmo para atingir os seus objetivos.

Habilidades podem – e devem – ser cultivadas. Todos temos o potencial de ser quem quisermos.

Seguir as dicas de autoconhecimento que daremos aqui, portanto, ajudará você a verificar o que precisa melhorar ou explorar para se tornar o profissional que sempre quis ser.

Aproveite a leitura!

 

O autoconhecimento e sua importância para o sucesso profissional

 

Autoconhecimento é uma investigação aprofundada sobre nós mesmos, a fim de descobrirmos nossas aptidões, limitações, preferências e tudo o mais que guia nossas escolhas e nossa vida.

Para alguns, pode parecer que esses conhecimentos são óbvios, afinal, dizem respeito a nós mesmos.

Mas se conhecer é mais complexo do que parece.

É preciso ir à raiz de nosso ser.

Um exemplo: imagine que você já sabe que prefere trabalhar sozinho a trabalhar em equipe. Mas você sabe por quê?

Se isso não é problema para você, tudo bem. Agora, se seu objetivo é trabalhar em um cartório extrajudicial, isso pode ser um desafio.

Praticando o autoconhecimento, você poderá entender o que te levou a essa preferência e mudá-la.

Você pode ter tido experiências ruins com colegas em trabalhos antigos, ou mesmo na escola. Agora que você sabe, pode gerir seus próprios sentimentos e reações e, assim, passar a trabalhar melhor com sua equipe.

Outros benefícios também acontecem quando se pratica o autoconhecimento.

Ao entender como sua mente funciona, você consegue administrar melhor o seu tempo, já que entende seus limites e seu ritmo.

Também desenvolve inteligência emocional, aumenta a empatia, além de aprender a separar a vida pessoal da profissional, o que é essencial para evitar estresse e um possível burnout.

Conhecer a si mesmo também eleva a sua motivação e confiança, transformando você em um profissional melhor, sem ansiedades por conta do medo de errar.

É importante, porém, entender uma coisa: o autoconhecimento é um processo que leva tempo, e ele nunca terminará.

Isso porque nós mudamos constantemente, nos aprimoramos e alteramos comportamentos.

 

Consequências de não se conhecer

 

Deixar a prática do autoconhecimento de lado pode trazer muitos prejuízos para sua vida profissional.

Quando pensamos na carreira dentro de um cartório, não é diferente.

Quem não conhece suas emoções, características e valores a fundo está muito mais propenso a sofrer com a ansiedade, como citamos anteriormente.

O medo de errar, principalmente em uma serventia, que possui diversas diretrizes e responsabilidades sérias, pode travar o profissional, impedindo o seu crescimento.

O crescimento também fica impedido porque, quando não sabemos quais são, de verdade, nossas metas de vida, não conseguimos criar um planejamento adequado para conquistar o sucesso.

A falta do autoconhecimento prejudica também as relações de trabalho. Porque, uma vez que você não conhece os comportamentos alheios que podem gerar um gatilho em você, suas reações serão imprevisíveis e fora do controle, o que gera conflitos no ambiente de trabalho com sua equipe.

E sabemos a importância de trabalhar em conjunto em um cartório, como vimos aqui.

 

Autoconhecimento na prática

 

Mas, afinal, como praticar o autoconhecimento?

Vamos dar algumas dicas essenciais e simples de aplicar. Confira!

 

Questione-se

 

Separar um tempo diariamente para refletir e responder a perguntas sobre você mesmo é muito eficiente nesse processo de descoberta.

Sem celular, sem distrações, pare e pense:

O que te motiva a acordar todas as manhãs?

Por que você faz o que faz? Seja um curso, um tipo de exercício, os filmes que vê, o que levou você a essas escolhas?

O que é sucesso para você?

O que você tem mais facilidade para executar? E mais dificuldade?

Hoje, como você lida com situações desafiadoras? E como gostaria de lidar a partir de agora?

Agora, pensando no seu desejo de ser um profissional de cartório, continue a leitura para verificar as características que mais se encaixam e reflita: quais você tem, quais precisa melhorar e quais adquirir?

Em seguida, trace metas de como treinar essas habilidades.

Isso pode incluir leituras de livros, newsletters, cursos, entre outros. É totalmente possível se transformar, caso entenda que realmente é o seu objetivo.

 

Pratique meditação e mindfulness

 

A meditação estimula a consciência plena, a atenção no momento presente.

Com ela, você acalma a mente e consegue se conectar com emoções profundas, padrões mentais e identifica com mais facilidade quais são seus comportamentos e reações perante o mundo.

 

Escreva todos os dias

 

Crie um diário pessoal e o atualize diariamente.

Essa prática estimula a reflexão, além de ser uma importante ferramenta de consulta.

Quando você registra os acontecimentos do dia, é capaz de verificar, na hora e depois, quais foram seus sentimentos e reações perante certos momentos.

Também é uma forma de se expressar livremente para descobrir como você chegou a esses sentimentos que identificou.

 

Peça feedback para as pessoas

 

Procure amigos, familiares e colegas de confiança, que possam ser imparciais, e pergunte a opinião deles sobre você.

Questione o que eles consideram seus pontos fortes, do que eles sempre lembram quando pensam em você e o que acreditam que você possa melhorar como pessoa.

Escute com atenção e reflita a respeito.

 

Faça terapia

 

Ainda hoje, algumas pessoas podem ser resistentes à terapia.

Porém, ela é uma das principais ferramentas de autoconhecimento.

Ela é eficiente porque você terá, à sua disposição, um verdadeiro profissional da mente e dos comportamentos humanos.

Esse profissional irá guiar, dar informações e levar você, por meio de conversas frequentes, com perguntas certeiras, até o conhecimento de quem você é, os motivos de você ser dessa maneira e, também, ajudará a descobrir seus objetivos.

 

Experimente

 

Para a autodescoberta, o autor Niklas Goeke também sugere algo interessante:

Ouse experimentar coisas diferentes. Fazer cursos, conversar com outras pessoas além do seu convívio normal, fazer outros programas.

Assim você entende as suas reações perante o novo e pode descobrir novas habilidades.

 

Quer seguir essa última dica e aprender coisas novas? Aproveite para conhecer os cursos da Academia SPCM, maior plataforma EAD em Direito Notarial e Registral!

 

Características essenciais para profissionais de cartórios

 

Para atuar com eficácia e se destacar, um profissional de cartório precisa contar com habilidades específicas que contribuem para o sucesso das atividades extrajudiciais.

Entre elas, estão:

  • Organização;
  • Atenção a detalhes;
  • Comunicação eficiente;
  • Interesse em aprender sempre e se atualizar;
  • Atração pelo campo jurídico;
  • Capacidade para resolução de problemas com agilidade;
  • Desejo de auxiliar as pessoas;
  • Valores bem-definidos como senso de justiça, confiabilidade, responsabilidade e honestidade. Isso é essencial para trabalhar nessa área;
  • Gostar de pessoas e de trabalho em equipe;
  • Possuir empatia;
  • Estar aberto a mudanças e inovação;
  • Flexibilidade e improvisação;
  • Abertura para ouvir opiniões.

 

Como desenvolver habilidades

 

Após verificar quais características e habilidades você precisa adquirir ou aprimorar, crie um planejamento para fazer isso.

Primeiro, pense em sua prioridade.

Qual característica você tem mais urgência em trabalhar?

Em seguida, liste atividades que possam ajudar você a alcançar seu objetivo.

Por exemplo, se você possui dificuldade em se comunicar verbalmente com colegas, algumas ações podem ser:

  • Comprometer-se a aumentar a frequência com que interage com as pessoas;
  • Pedir opiniões e sugestões de alguém que se comunica muito bem e pode te inspirar;
  • Estudar sobre comunicação em livros, palestras e cursos;
  • Aceitar convites para eventos sociais.

Ou, se você tem dificuldade com mudanças e se sente inseguro, uma excelente maneira de treinar sua confiança e flexibilidade é estudar o setor notarial e registral com frequência.

Assim, quando você SABE que está atualizado e bem-informado, não terá motivos para receio e se transformará em um profissional confiante.

Você também pode entrar em contato com profissionais voltados à tecnologia para cartórios, como a Siplan.

Dessa forma, você se informa sobre as inovações tecnológicas da área, aprende como melhorar a rotina da serventia com softwares especializados e, consequentemente, também aprimora a habilidade de estar aberto para novidades e mudanças.

Se você parar para refletir, conseguirá listar diversas tarefas a cumprir e treinar a habilidade que deseja.

Novamente, a ajuda de um terapeuta nesta etapa é muito valiosa.

 

O papel do gestor do cartório no autoconhecimento

 

Agora, se você é titular do cartório e gostaria que sua equipe fosse formada por profissionais com as características ideais para atuar com você, saiba que você pode estimulá-los a praticar o autoconhecimento e, portanto, o autoaprimoramento.

É importantíssimo que você, como líder, ofereça feedbacks sinceros, construtivos e frequentes.

Com isso, cada membro do seu time saberá, de fato, o que precisa ser melhorado em seus comportamentos e conhecimentos.

E, de quebra, principalmente quando o feedback for positivo, sua equipe também se sentirá motivada a continuar se esforçando, aprendendo e oferecendo novas ideias de melhorias.

Oferecer cursos e treinamentos é outra atitude eficaz.

Ao fazer isso, você estimula o time a adquirir novos conhecimentos, seja da área do cartório, seja para habilidades específicas que precisam de treinamento, como inteligência emocional, por exemplo.

Assim, você auxilia quem trabalha com você a seguir as dicas que demos aqui.

 

Dica extra para autoconhecimento

 

Como comentamos aqui, realizar leituras sobre o tema pode ajudar muito no processo de autodescoberta.

Por isso, indicamos dois livros a respeito para você conferir:

 

  1. O Poder do Hábito, por Charles Duhigg: essa obra discute os padrões e hábitos que criamos, mostrando como podemos usar nossos comportamentos a favor de nossas metas e objetivos.

 

  1. As coisas que você só vê quando desacelera, por Haemin Sunim: aqui, o autor relaciona o autoconhecimento ao autocuidado, abordando métodos para que possamos entender o que possuímos de melhor em nós mesmos.

 

Conclusão

 

Cada pessoa é única. Conhecer tudo o que faz parte do seu ser é essencial para se encontrar profissionalmente, e em todas as outras áreas da vida.

Se você deseja trabalhar em um cartório extrajudicial e leu este conteúdo para saber a resposta, esperamos que já tenha chegado a ela: que é SIM.

Porque todos temos o que é preciso para realizar o que quisermos. Desde que realmente trabalhemos para isso.

Esperamos que este artigo tenha inspirado você a ser uma pessoa – e um profissional – cada vez melhor.

Compartilhe com quem também gostaria de se conhecer melhor e continue acessando o Blog da Siplan para mais temas como este!

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