5 livros que todo profissional de cartório deveria conhecer

5 livros que todo profissional de cartório deveria conhecer

27 de setembro de 2023
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 8 minuto(s)

Se você atua em um cartório, seja em qual posição for, sabe que se manter atualizado e investir em aprendizado é algo essencial para garantir os resultados da serventia e seu sucesso profissional. Neste artigo, vamos te ajudar com isso, indicando excelentes materiais de estudo. Aproveite!

 

Você sabia que o hábito da leitura vai muito além de agregar conhecimentos sobre o tema específico que um livro aborda?

Ler frequentemente resulta em benefícios diversos.

Por exemplo, o hábito melhora enormemente o seu vocabulário, transformando sua escrita, que se torna mais fácil e melhor.

Também é responsável por estimular a sua criatividade, o que é muito importante para profissionais de cartórios, como vimos aqui.

Além disso, a leitura otimiza a sua habilidade de se comunicar de modo geral, o que contribui para elevar o nível do atendimento do cartório, assim como a comunicação interna da equipe.

Pessoas que leem sempre desenvolvem ainda o senso crítico, habilidade que ajuda muito na tomada de decisões.

A capacidade de interpretação de texto também aumenta consideravelmente, o que é excelente para profissionais que precisam saber compreender e redigir documentos.

Até mesmo a empatia é aflorada com o hábito da leitura! Isso porque acabamos tendo contato com outras realidades e pontos de vista.

A empatia é muito necessária para profissionais de cartório, tanto para garantir o bom atendimento ao público quanto para melhorar o ambiente de trabalho.

E é por tudo isso que, mesmo se você ache que já está muito bem atualizado através de sites, vídeos, blogs como este, newsletters ou notícias, apostar no hábito de leitura de livros ainda faz a diferença.

Separamos, portanto, 5 opções que temos certeza de que serão úteis para sua vida e carreira.

Ah, e demos uma dica surpresa, então leia até o final!

 

1. O Direito Notarial e Registral em Artigos

 

Vamos começar a nossa lista com uma obra que possui diversos Tabeliães e Oficiais de Registro de excelência.

E, entre eles, Arthur Del Guércio Neto e Lucas Barelli Del Guércio, que são profissionais experientes e de renome na área, contam com diversas outras publicações e ainda fazem parte da Academia SPCM!

O livro apresenta um compilado de artigos que abordam temas relevantes acerca do Direito Notarial e Registral para auxiliar a todos na compreensão do que é fundamental nessa área do direito.

Em uma linguagem prática e didática, os autores tratam de todas as especialidades de cartórios, afinal, todas estão presentes na vida da população brasileira e nos momentos mais importantes.

Nas suas 509 páginas, o livro ainda levanta temas atuais e controversos, bem como resoluções para eles, contando com perspectivas de Juiz, Advogado e Promotor de Justiça.

Ficou interessado? Saiba mais aqui.

 

2. Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado

 

A próxima dica também conta com um autor de altíssimo nível e experiência: Gilberto Cavicchioli!

Além disso, seu prefácio fica por conta de ninguém mais ninguém menos que Ubiratan Guimarães, que foi Presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil entre 2011 e 2016, e hoje é Presidente da Academia Notarial Brasileira.

Esta é mais uma opção com diversos artigos valiosos para profissionais de Cartórios de todos os segmentos, uma vez que trata de gestão, um dos temas mais importantes para os Titulares.

O leitor aproveita 147 páginas com 36 artigos objetivos que tratam de administração com foco no cliente, liderança e trabalho em equipe, instrumentos da qualidade e excelência no atendimento.

Se você quer ler conteúdos que explicam ainda como motivar as pessoas, como lidar com conflitos, a importância das mudanças e por que as achamos difíceis, e muito mais, essa é a escolha certa!

Aqui você pode encontrar mais informações sobre a obra.

 

3. Contos e Causos Notariais

 

Já em sua 3ª edição, este livro é maravilhoso para quem quer conhecer temas que revelam a importância dos cartórios para a sociedade, mas também quer um respiro de temas muito técnicos e sérios.

Quem coordenou o livro já passou por este artigo: Arthur Del Guércio Neto, Tabelião no Cartório de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Itaquaquecetuba/SP. Ele ainda é especialista em Direito Notarial e Registral e em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica.

Trata-se de uma leitura perfeita para momentos de lazer e descanso, mesmo abordando temas jurídicos.

Além disso, os direitos autorais são completamente doados aos projetos sociais que a obra cita, como o importante projeto “Cartórios na Escola”.

Ou seja: você aprende, se diverte e ainda auxilia quem mais precisa.

Para conferir mais detalhes e adquirir sua cópia, dê uma olhada aqui.

 

Quer mais dicas de livros e outros conteúdos relevantes para se atualizar? Inscreva-se em um curso da Academia SPCM e aproveite as indicações de nossos professores renomados!

 

4. A importância de administrar cartórios com indicadores

 

Eis mais uma dica excelente sobre administração na serventia!

Aqui, a autora Talita Caldas oferece aos leitores 122 páginas de conteúdos que explicam como indicadores são a chave para garantir o sucesso de todos os tipos de empresas, focando nos cartórios extrajudiciais.

A obra surgiu de uma grande pesquisa feita pela autora, que encontrou os maiores desafios que os gestores enfrentam na administração das serventias.

O leitor aprenderá a reduzir falhas, despesas e risco de responsabilidade civil, a melhorar o controle financeiro e também os que não o são, e a elevar os resultados, tudo através do método do Balanced Scorecard (BSC).

Vale muito a pena conferir!

 

5. Direito Notarial e Registral em Síntese

 

Para encerrar nossas dicas, não podíamos deixar de fora uma obra voltada para todos os profissionais de cartórios, mas que tem o foco em quem quer prestar concursos públicos!

Como o próprio nome revela, o livro busca abordar todas as informações, de modo geral, acerca do Direito Notarial e Registral.

De maneira objetiva, suas 1336 páginas explicam sobre aspectos práticos, conceitos e princípios da área, como a lavratura de escrituras, reconhecimento de firmas, os diversos tipos de registro, entre outros.

Além disso, o livro oferece diagramas para ajudar nos estudos e aborda questões de provas anteriores.

Os autores são Vitor Frederico Kümpel, Carla Modina Ferrari e Giselle de Menezes Viana, e você pode saber mais detalhes sobre o livro aqui.

 

DICA EXTRA: Farenheit-451

 

Não é porque você é profissional de cartório que precisa ler SOMENTE sobre sua área.

Afinal, precisamos de um tempo para relaxar, ou até mesmo nosso trabalho fica prejudicado.

Por isso, nada melhor do que indicar aqui, também, uma excelente obra de ficção.

E já que falamos no início deste artigo sobre a importância da leitura, trouxemos uma ficção científica cujo tema é exatamente isso: livros.

Neste livro, o autor Ray Bradbury conta a história de uma realidade em que os bombeiros possuem uma função muito diferente de apagar incêndios.

Eles queimam livros.

No mundo da história, os livros são proibidos e as pessoas fazem todas as suas atividades através de telas. O que é um tanto impressionante, porque se assemelha muito à realidade atual, porém o livro foi publicado em 1953.

Esta obra é considerada um clássico e já ganhou 2 adaptações para o cinema.

Se quiser saber mais, clique aqui e confira.

 

Conclusão

 

E aí, já escolheu sua próxima leitura?

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que tenha se motivado a cultivar esse hábito tão importante para qualquer profissional.

Compartilhe este artigo com seus amigos e colegas que gostam de ler e aprender sempre mais!

 

Compartilhe: