Vou assumir um cartório: e agora?

Vou assumir um cartório: e agora?

28 de setembro de 2022
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 7 minuto(s)

O momento para o qual se preparou tanto chegou: você vai assumir um cartório. Mas quais são os primeiros passos para atuar com o sucesso que almeja? Descubra neste artigo!

 

Apesar de estar pronto para assumir um cartório, é comum ter muitas dúvidas no começo.

Afinal, tudo o que é novo é desafiador.

Então, como começar com o pé direito?

O que você precisa priorizar agora para que tudo flua da melhor maneira possível?

Em primeiro lugar, já asseguramos que está no caminho certo, uma vez que está lendo este conteúdo.

Porque esta é nossa primeira dica: é importante nunca parar de estudar e se informar a respeito da sua área.

Continue a leitura para conferir as outras dicas que preparamos e começar sua nova fase sem inseguranças!

 

Pense com cuidado na serventia que irá escolher

Como você sabe, os mais bem colocados em concursos podem escolher em qual serventia irão atuar.

Se esse é o seu caso, você sabe o que levar em conta na hora de uma escolha tão importante?

A dica é analisar cuidadosamente 3 fatores: cidade, lucro e a área do cartório.

Para a escolha da cidade, geralmente levamos em conta a família, mas é importante estudar se o lugar oferece uma boa qualidade de vida, segurança, entre outros detalhes que forem relevantes a você.

Levar em conta a receita gerada pelas opções de cartórios que você tem é essencial, já que alguns podem ter mais resultados do que outros.

Nesse ponto é preciso muita reflexão: talvez valha a pena ir para um lugar mais distante, porém mais lucrativo.

É uma questão de prioridades, de conversar com a sua família e entender o que mais contribui para seus objetivos.

Agora, como você sabe, existem inúmeros tipos de cartório, e escolher em qual dessas áreas atuar é outro desafio que exige atenção.

Pode ser que você tenha mais conhecimento sobre a área registral, mas uma serventia de tabelionato de notas tenha mais lucros, ou está na cidade em que deseja morar.

Você prefere a segurança de atuar em uma área que já lhe é familiar e ganhar menos, ou prefere estudar mais e receber mais por isso?

É uma escolha bastante pessoal, mas lembre-se de que pode valer muito a pena sair da zona de conforto e se tornar expert em outra área.

Afinal, você terá, de qualquer forma, que continuar estudando diversos temas, como vamos falar na próxima dica.

 

Aprenda a fundo sobre outras áreas

A profissão de Titular é, sim, da área do direito.

Porém, o cartório é como qualquer empresa e, por isso, para atuar com eficiência é preciso entender sobre MUITO mais, principalmente da área administrativa.

Gestão de pessoas é algo que não pode faltar nos seus conhecimentos, afinal, você será um líder na serventia.

No dia a dia, você deverá guiar, supervisionar, orientar e até mesmo motivar cada membro da sua equipe.

Aprenda também sobre gestão financeira para, assim, ter a capacidade de planejamento ideal para os resultados no final do mês.

Outro tema importante que talvez você não tenha pensado em aprender é comunicação.

Assim você otimiza a comunicação com seus colaboradores e também com seus clientes.

 

Aproveite para conferir o Webinar da Academia SPCM com 11 dicas para uma Gestão de Cartórios excelente!

 

Analise o cenário atual do cartório

Após escolher o cartório, é hora de conhecê-lo em detalhes.

Atenção para esses pontos:

– Como são os processos internos?

– Como é a equipe?

– A infraestrutura está adequada?

Tome um tempo considerável analisando tudo isso, conversando com os funcionários, estudando os resultados de todos os meses anteriores e identifique:

– O que pode ser melhorado?

– É preciso contratar mais pessoas?

– É preciso atualizar as máquinas fornecidas à equipe?

E atenção para algo importante: cuidado com a ansiedade em querer mudar tudo de uma vez.

Analisar com extrema calma e racionalidade é importante para você entender o que já há no cartório que pode ser mantido, sem necessidade de se desfazer.

 

Faça um planejamento detalhado

Agora que você viu o que pode ser melhorado no cartório, é hora de planejar como fazer isso.

Defina as metas para o futuro próximo e crie estratégias para alcançá-las.

É importante que esse planejamento seja escrito e fique acessível a toda equipe para que a comunicação seja clara e eles estejam cientes dos objetivos do cartório.

 

Foco na equipe do cartório

Como citamos anteriormente, a equipe é um dos pontos importantes a serem analisados assim que você assume a serventia.

É essencial que os funcionários do cartório tenham em seu perfil um fator: mente aberta para mudanças.

Eles precisarão abraçar as suas novas metas, sem hesitação nem medo de novas ideias, novas tecnologias e novos processos.

Além disso, assim como você, eles também precisam se manter atualizados para que os serviços do cartório sejam impecáveis.

Isso significa que eles precisam de treinamentos e cursos, tanto sobre suas funções quanto sobre atendimento ao público, uso de ferramentas tecnológicas, como trabalhar em equipe, inteligência emocional, entre tantos outros.

Aliás, aqui vai uma dica para ter sucesso com a equipe desde o primeiro dia: seja um exemplo.

Pergunte as opiniões, experiências e necessidades de cada um, esteja envolvido, e verá a motivação e força de vontade crescendo entre os profissionais que estão com você.

 

Crie um código de ética e regras no cartório

Desenvolva instruções e regras claras para sua equipe.

Tenha, por escrito, todos os detalhes de cada processo da serventia, bem como do trabalho realizado por cada funcionário.

Assim não há confusão sobre as funções, e os futuros membros da equipe já terão um material para guiá-los.

Além disso, estabeleça regras de comportamento da cultura do cartório.

Isso abrange as melhores práticas para o atendimento ao público e para um relacionamento saudável e respeitoso entre os membros do time, por exemplo.

 

Parta para a ação

Pode parecer óbvio, mas você precisa colocar tudo isso em prática.

É muito comum que o líder pare na etapa do planejamento ao ver que tirar as metas do papel dá, sim, um extenso trabalho. Ainda mais para quem está começando agora!

Não ceda à insegurança nem ao medo de arriscar.

Lembre-se de que erros acontecem, e não é só na gestão de um cartório, mas na vida em geral.

Se a análise do cartório e seu planejamento forem feitos com cuidado, bem como se você seguir as outras dicas dadas aqui, fique confiante de que está pronto para partir para a prática sem grandes problemas.

 

Este conteúdo te ajudou? Não esqueça de compartilhar com amigos e colegas que também possam ter interesse!

 

Compartilhe: