Ansiedade é inimiga da produtividade. Como evitá-la no cartório?

Ansiedade é inimiga da produtividade. Como evitá-la no cartório?

30 de agosto de 2023
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 12 minuto(s)

Uma vida saudável e produtiva depende de equilíbrio. Inclusive na vida profissional, que é recheada de desafios que podem nos sobrecarregar e gerar consequências ruins, como a ansiedade. E isso é um risco ainda maior nos cartórios, que precisam lidar com grandes responsabilidades  e situações muitas vezes difíceis todos os dias. Então, que tal aprender como amenizar esse problema no seu cartório com atitudes simples?

 

A ansiedade é um problema que vem sendo abordado com maior frequência atualmente, infelizmente, devido ao seu aumento entre a população mundial.

Para se ter uma ideia, aproximadamente 10% da população do mundo possui algum tipo de transtorno mental. Isso equivale a 720 milhões de pessoas!

E você sabia que o Brasil é o líder em ansiedade e depressão na América Latina?

A ONU afirma que o país já possui 18,6 milhões de pessoas ansiosas.

Ainda assim, muitas pessoas ainda desconhecem o assunto e não sabem muito bem como lidar com isso.

É preciso entender que isso é problema de todos, já que a ansiedade afeta o indivíduo em todas as áreas de sua vida, impactando também suas atividades profissionais.

Ainda mais quando pensamos no funcionamento dos cartórios extrajudiciais, que são tão necessários para o funcionamento da sociedade, garantindo nossa segurança jurídica.

Mas, afinal, o que gera a ansiedade?

Qual a diferença entre a ansiedade “comum” e o transtorno de ansiedade?

E o que você, Titular de um cartório, pode fazer para preservar a sua equipe, reduzindo os riscos de que os membros dela sejam afetados?

Continue a leitura para entender mais sobre isso e ser referência de liderança responsável e eficiente entre as serventias!

 

Quando a ansiedade se torna um transtorno?

 

Ficar ansioso ocasionalmente é, na verdade, uma resposta completamente natural do ser humano.

É uma forma de defesa que nosso corpo encontra e executa para nos alertar de possíveis perigos.

O problema é quando isso ocorre com frequência anormal e em momentos comuns do dia a dia, como em uma reunião de trabalho ou no ato de pegar um ônibus, por exemplo. Aí já devemos acender o sinal vermelho.

Para identificar melhor quando a ansiedade já está mais grave, podemos observar sintomas como: insônia, suor excessivo, falta de ar, medo, tensão muscular, inquietação e até taquicardia.

 

Como a ansiedade prejudica a produtividade do cartório?

 

Agora, vamos focar no ambiente das serventias: como a ansiedade pode impactar a rotina e os resultados?

Bom, além dos sintomas citados anteriormente, a pessoa ansiosa pode sofrer com indecisão, grande dificuldade de tomar decisões, de focar e de executar atividades simples, como dar sua opinião no ambiente de trabalho e ser proativo.

Dessa maneira, o funcionário do cartório que sofre com ansiedade acaba tendo problemas para resolver situações dos clientes com rapidez e assertividade, devido ao medo e à insegurança que o transtorno gera.

Esse medo impede ainda que o funcionário exercite sua criatividade e crie soluções inovadoras para os processos do cartório, uma vez que acredita que tudo pode dar errado e ele pode ser penalizado.

Se lembrarmos, portanto, que atuar em um cartório é uma posição de extrema responsabilidade, podemos imaginar como uma pessoa ansiosa pode ficar cada vez mais desgastada e estressada quando não trata o problema de maneira apropriada.

A Associação de Ansiedade e Depressão da América também concorda que a ansiedade prejudica a produtividade no trabalho, afirmando que o mal afeta:

– a qualidade das atividades realizadas;

– o relacionamento entre as equipes de trabalho;

– também o relacionamento do funcionário com os seus gestores e líderes;

– e o desempenho do funcionário no ambiente de trabalho.

 

O que pode causar ansiedade?

 

Muitos fatores podem ser gatilhos para despertar a ansiedade nas pessoas.

Hoje, vivemos em um ritmo frenético, com um turbilhão de informações nos atingindo a todo momento, graças à internet e às redes sociais.

Mas a tecnologia em si não é o problema: o problema é que tudo se tornou muito mais rápido, e as pessoas têm se cobrado muito mais, acreditando que precisam dar conta de tudo com perfeição, acompanhando essa rapidez.

E não apenas as pessoas, individualmente.

Alguns ambientes de trabalho podem contar com líderes que não compreendem o ritmo de trabalho mais saudável para cada membro da equipe e acabam contribuindo para que ela sofra com estresse, ansiedade e burnout.

Aliás, isso tem feito com que funcionários de empresas dos mais diversos segmentos acabem aderindo ao quiet quitting, assunto que também já tratamos aqui.

Então, pensando em ajudar você, Titular, a lidar com esse problema no cartório, listamos a seguir algumas ações que podem amenizar e evitar o início da ansiedade em sua equipe: confira!

IMPORTANTE: essas dicas pretendem apenas ser um apoio para reduzir o risco de agravar o problema no ambiente de trabalho. Porém, o transtorno de ansiedade é diagnosticado e tratado apenas por profissionais da saúde mental.

Assim, se você notar que um funcionário está sofrendo além do normal, ofereça apoio e o incentive a procurar um psicólogo, psiquiatra e/ou terapeuta profissional.

 

Como amenizar os riscos de ansiedade no seu cartório

 

Estar ansioso é ANTECIPAR acontecimentos futuros com a crença de que algo muito ruim vai acontecer.

Porém, um estudo da Universidade de Cornell mostrou que 85% das situações que nos preocupam nunca chegam a acontecer.

E, ainda, 79% das pessoas lidam com as 15% que realmente acontecem de uma maneira muito melhor do que imaginaram.

Dentro desse cenário, já possuímos um argumento para auxiliar os que estão ao nosso redor a focar no presente para conseguir controlar a ansiedade.

Mas agora vamos focar no que você, como líder de um cartório, pode fazer pelo seu time: não deixe de colocar em prática!

 

Crie uma cultura pautada em confiança e transparência no cartório

 

É importante manter uma postura aberta perante sua equipe, estando sempre disposto a ouvir e compreender as necessidades e sugestões de quem trabalha com você.

Isso gerará um sentimento de confiança que, por sua vez, auxiliará sua equipe a não ter medo de comunicar equívocos ou de perder seu cargo no cartório, situações que geram ansiedade.

A transparência também é fundamental.

Tenha uma excelente comunicação interna, informando a todos os objetivos, planos e tudo o que estiver acontecendo na serventia.

Fazendo isso, você elimina boatos e rumores que podem acabar gerando funcionários ansiosos, que temem pelo seu futuro profissional.

 

Evite reuniões em excesso

 

Reuniões frequentes são fundamentais para garantir a boa comunicação que acabamos de citar.

Mas, como já comentamos, TUDO precisa de equilíbrio.

Pessoas ansiosas tendem a diminuir seu desempenho durante o período que antecede reuniões, porque estarão preocupadas com o que será discutido.

Lembra que comentamos que estar ansioso é estar antecipando situações?

Então, na hora de planejar reuniões, marque apenas as que realmente são necessárias.

Se acredita que reuniões são necessárias porque momentos de proximidade são importantes para interação da equipe, marque outra coisa, um happy hour, por exemplo, que é mais descontraído e pode ser menos estressante para o ansioso.

 

Ofereça cursos dentro da área do cartório

 

Dar condições para que sua equipe estude em ótimos cursos e se atualize é muito valioso.

É bom para os resultados do cartório, que contará com pessoas atualizadas e especializadas.

Mas também é uma excelente maneira de ajudar seu time a conquistar maior confiança em suas atividades diárias dentro da serventia, já que estarão mais capacitadas.

E pessoas mais confiantes são menos inseguras e preocupadas com possíveis erros e falhas, logo, menos ansiosas.

 

A Academia SPCM é a plataforma EAD mais completa e atualizada em Direito Notarial e Registral: acesse para conhecer e escolher o melhor curso para elevar o nível da equipe do seu cartório!

 

Compartilhe conteúdos informativos

 

Procure textos de profissionais da área que expliquem sobre a ansiedade e compartilhe por e-mail com sua equipe!

Além de ajudar as pessoas com informações e dicas relevantes, seu time verá que você se importa com o bem-estar e a saúde mental de todos.

E isso aumenta a confiança e a satisfação diária dos funcionários do cartório, diminuindo a ansiedade e aumentando a motivação de cada um em dar o seu melhor.

 

Crie programas de bem-estar na serventia

 

Para lidar com ansiedade, fatores como exercícios físicos, alimentação saudável e saúde mental são essenciais.

Você pode promover isso, todos os dias, dentro do cartório.

Separe 10 minutos para que todos se alonguem antes de começar as atividades, por exemplo.

Promova palestras com nutricionistas sobre como deve ser uma boa alimentação e como ela influencia na luta contra a ansiedade.

Até mesmo meditação é uma prática válida e pode ser realizada em poucos minutos, coletivamente, assim como a aplicação de técnicas de respiração profunda, que aliviam demais os sintomas da ansiedade e acalmam o sistema nervoso.

 

Faça gestão e planejamento de tempo no cartório

 

Você já tem definido, com exatidão, quais as tarefas específicas de cada pessoa que atua no cartório?

Como são os processos de cada atividade?

É importante ter tudo isso no papel para que você analise e organize o tempo da sua equipe da melhor maneira possível.

Sabendo quanto tempo leva para a conclusão de uma tarefa, você pode organizar melhor as demandas diárias, respeitando o ritmo de cada um, sem sobrecarregar ninguém e sem prejudicar a finalização do trabalho.

Lembre-se de pensar, durante esse planejamento, nos momentos de pausa para os funcionários.

 

Automatize seu cartório

 

Contar com a ajuda da tecnologia aumenta a produtividade do cartório: disso você já sabe.

Mas isso acontece também porque sua equipe tem em mãos ferramentas adequadas para trabalhar com maior eficiência.

E é mais um aspecto que aumenta a confiança e a tranquilidade do time.

Com o auxílio de softwares e sistemas, o funcionário se sente mais seguro, se preocupa menos com possíveis erros que pode cometer e ainda tem seu tempo otimizado, o que reduz o estresse causado por prazos apertados.

 

Promova um ambiente de trabalho feliz

 

Nós passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho.

Se esse local é agradável, seguro e feliz, nossa mente fica tranquila, executamos nossas atividades sem estresse e, assim, corremos menos risco de nos preocuparmos e sofrermos com ansiedade.

Aliás, colocando em prática as dicas anteriores você já terá feito MUITA coisa para transformar o ambiente da serventia em um local mais feliz.

Isso é tão importante que, inclusive, já temos um artigo aqui no blog somente sobre o assunto.

Recomendamos que leia o conteúdo completo: damos diversas dicas para transformar o seu cartório em um ótimo lugar para se trabalhar. Com certeza fará a diferença!

 

Conclusão

 

A ansiedade é um problema grave que vem aumentando no Brasil e no mundo.

Mas, agora, você já sabe um pouco mais sobre ela e quais práticas adotar para ajudar as pessoas a sua volta, e a você mesmo, a amenizar seu surgimento e crescimento.

Esperamos que coloque nossas dicas em prática e que, a partir disso, aproveite uma rotina muito mais saudável, agradável e produtiva na serventia.

Aproveite e compartilhe este artigo com sua equipe para já iniciar essa mudança!

 

Compartilhe: