Por que e como criar um ambiente de trabalho feliz no cartório?

Por que e como criar um ambiente de trabalho feliz no cartório?

16 de novembro de 2022
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 13 minuto(s)

Titular: sabia que uma das ações de gestão mais importantes que você pode realizar na serventia é promover um ambiente de trabalho mais feliz? Fique conosco até o final deste artigo e descubra por que isso é uma realidade e como colocar em prática.

 

Quem não quer ser feliz, não é mesmo?

Todos nós temos vários objetivos em nossa vida.

Passar em um concurso, formar uma família, encontrar um amor, conquistar um salário melhor, comprar o carro dos sonhos.

A lista é infinita e diversa. Mas UM fator é, definitivamente, igual para todas as pessoas.

Nós queremos ser felizes, não apenas no momento da conquista de nossas metas, mas também ao longo dessa jornada.

Principalmente em nosso trabalho, que é o local em que passamos a maior parte dos nossos dias.

Por isso, ao longo deste texto, vamos conversar sobre os motivos pelos quais você, que é Titular ou Gestor de cartório, deveria priorizar ações para promover a felicidade no ambiente da sua serventia.

E o melhor: como fazer isso.

Uma excelente leitura!

 

Por que um ambiente de trabalho feliz é importante para o Cartório?

Talvez você esteja pensando: isso é trabalho, então por que deveria me preocupar se meu funcionário está feliz ou triste?

Bom, primeiro vamos esclarecer uma coisa: existe a felicidade individual e a coletiva, e AMBAS são essenciais para que o Cartório tenha mais resultados.

Pessoas felizes são mais produtivas. Isso é fato.

Existem muitos estudos que comprovam isso, como o da Warwick University, que afirma que trabalhadores felizes são mais de 20% mais produtivos.

A felicidade é fator que repercute na nossa saúde mental, como vimos nesses últimos anos de pandemia, e até na saúde física.

E só pessoas saudáveis, em todas as esferas, têm capacidade de atuar em suas atividades com TODO o seu potencial.

E mais: um ambiente hostil tem consequências graves, como profissionais que não conseguem ser criativos e inovadores.

O aumento da rotatividade de funcionários também é um problema.

Funcionários infelizes procuram outras oportunidades. Aí você sai perdendo em tempo e recursos, tendo que encontrar outras pessoas qualificadas e treiná-las.

Agora, se cada funcionário está satisfeito, o resultado é a felicidade coletiva, ou seja, em todo o ambiente de trabalho.

Uma equipe feliz e com relacionamento saudável será muito mais efetiva em seu trabalho diário, porque todos se ajudarão entre si e irão colaborar para resolver qualquer problema, não apenas o seu individual.

É o famoso espírito de equipe!

 

Isso não quer dizer que…

… dá pra ser feliz o tempo inteiro.

Antes de continuarmos, é preciso entender que, quando falamos de um ambiente de trabalho feliz, não estamos querendo dizer que TODO mundo, o tempo INTEIRO, estará sorrindo.

Em primeiro lugar, porque não somos máquinas e sofremos com acontecimentos pessoais e coletivos.

NÃO exija que seu funcionário se comporte com alegria inabalável. Isso é positividade tóxica. Respeite o momento de cada um.

Aliás, o respeito é fundamental para conquistar esse ambiente ideal que estamos abordando.

Em segundo lugar: o cartório é um ambiente que recebe muitas pessoas todos os dias.

A maioria delas tem muitos problemas para resolver, como você bem sabe.

É essencial, sim, que o atendimento seja cordial, mas seu funcionário não conseguiria receber uma pessoa com problemas com dívidas, por exemplo, fazendo piadas. Nem seria apropriado, não é?

Além disso, ao lidar com tantas pessoas passando por momentos desafiadores, é difícil não se deixar abater.

Quem trabalha em um cartório passa por estresse e pressão, e precisa de um tempo para se recompor.

O que queremos dizer é: um ambiente feliz não é um ambiente em que todos brincam e gargalham o tempo todo.

É, na verdade, um ambiente saudável, em que as pessoas se sentem satisfeitas e confiantes, conseguem realizar o seu trabalho sem pressa e angústia, e ainda DESEJAM retornar toda segunda-feira.

Além disso, quando sua equipe tem a liberdade para não reprimir sentimentos reais, ela pode expressar suas preocupações.

Dessa forma, resolver problemas da rotina fica muito mais fácil e eficiente.

 

Como saber se seus funcionários estão felizes no Cartório?

Antes de darmos dicas sobre como promover o ambiente feliz na serventia, precisamos mostrar como identificar essa felicidade.

De acordo com o livro “The Happines Manifesto”, podemos descrever algumas características que mostram se a felicidade no trabalho está presente. São elas:

Demonstração de interesse:

Você percebe que o funcionário está sempre focado nas atividades e, além de ser comprometido com suas tarefas e com os objetivos do cartório, ele ajuda com que o restante da equipe também seja.

Contentamento:

É possível perceber que o funcionário sente orgulho da sua profissão e de um trabalho bem-feito, bem como de falar sobre o lugar em que trabalha.

Entusiasmo:

O funcionário demonstra energia e sempre busca propor inovações e atividades para a equipe, incentivando a todos.

 

Como promover um ambiente de trabalho feliz no Cartório?

Conquistar esse ambiente ideal na serventia exige bastante esforço, mas não é tão complicado quanto você possa imaginar.

Então, vamos à prática!

 

Comece realizando uma avaliação

Se você não sabe como está o clima de trabalho na serventia, é hora de separar um tempo para avaliar isso com calma.

Além de observar como estão as interações ao longo dos dias, uma boa forma de fazer isso é chamar seus funcionários para uma conversa franca.

Isso pode ser feito de forma individual e/ou em grupo.

Faça com que todos se sintam confortáveis em falar com franqueza sobre os pontos positivos e negativos do trabalho no cartório.

A partir daí você será capaz de fortalecer o que está funcionando e de corrigir as falhas.

Outra ação muito vantajosa é pedir um feedback de funcionários antigos, perguntando como foi a experiência deles no período em que estiveram na serventia.

 

Desperte a consciência da equipe

Ofereça materiais, palestras e até conversas informais que promovam a consciência da importância do trabalho de cada membro do seu time.

Afinal, os cartórios estão presentes nos momentos mais importantes e marcantes da vida das pessoas.

Funcionários de cartórios são aqueles que resolvem problemas e ajudam a realizar sonhos, sempre garantindo segurança jurídica.

Ter total consciência de que faz parte desse trabalho tão essencial para a sociedade é motivo de MUITO orgulho e gratidão e, com certeza, elevará o nível de motivação da equipe.

 

Ofereça treinamentos

Uma forma infalível de mostrar a sua confiança no potencial dos funcionários é oferecendo cursos e treinamentos.

Na medida em que eles se sentirem cada vez mais motivados, talvez você não precise fazer isso, já que eles mesmos procurarão se especializar por conta própria.

Mas dê o pontapé inicial: isso é motivar!

 

A Academia SPCM é a maior plataforma EAD em Direito Notarial e Registral, e pode treinar a sua equipe com toda eficiência. Acesse e conheça os cursos!

 

Promova um ambiente de total confiança

Um ambiente feliz é aquele em que todos os funcionários não sofrem com a insegurança.

Pode ser a insegurança de ser mandado embora de repente, de não ter apoio na hora que precisa, ou mesmo de ser cobrado por algo que nem sabia que precisava ser feito (isso acontece, acredite!).

A principal medida a se tomar a respeito disso é ter uma comunicação extremamente clara, honesta e transparente.

É preciso que as funções, expectativas, metas e estratégias definidas pelo cartório sejam sempre comunicadas a todos.

Você pode fazer isso com reuniões de alinhamento ou comunicados por e-mail frequentes, por exemplo.

Mas, para nutrir a confiança, é indicado que todos também participem dessas decisões.

Seus funcionários são poderosos aliados no planejamento mensal e anual da serventia, já que são eles que podem comunicar possíveis falhas e necessidades na rotina.

Mostrar que quer e precisa da opinião e ideias deles na hora do planejamento é excelente para elevar a confiança e a motivação.

Aliás, planejamento é nosso próximo tópico.

 

Planejamento, sempre

Fazer o planejamento de ações para o presente e o futuro próximo também garante a felicidade no ambiente.

Isso porque, dessa forma, você otimiza toda a organização das tarefas, eliminando a necessidade de horas extras, trabalho acumulado e o estresse que a equipe poderia ter.

 

Ofereça feedbacks frequentemente

É importante reconhecer o bom trabalho da sua equipe sempre. Afinal, quem não quer se sentir valorizado pelo seu empenho?

Feedbacks apontando como cada um pode melhorar também é bastante positivo.

Não tenha medo: ao ver que você se importa em dar conselhos e críticas construtivas, os profissionais entenderão que você confia neles e acredita que podem se aprimorar.

Se você não dá o feedback, o ambiente de trabalho fica tenso, com insegurança e falta de direcionamento e motivação para realizar as atividades da melhor forma possível.

 

Seja um exemplo

Ninguém gosta de ter dúvidas se ficará na mão na hora dos problemas.

Mas sabe o que deixa trabalhadores tranquilos?

Ter um líder que guia e inspira.

Para isso, você precisa ser responsável em suas tarefas, cumprindo seus prazos e suas promessas.

Assim não restará dúvidas de que a equipe pode confiar em você em todos os processos.

 

Estimule a interação entre os colegas

Um ambiente feliz é um ambiente em que todos se dão bem.

Lembre-se de incentivar happy hours, festas de final de ano e o que mais for interessante para que as pessoas se conheçam e se transformem em bons aliados.

 

Promova campanhas que estimulem o autocuidado

Já comentamos aqui sobre a importância da saúde para a produtividade.

Mostrar que você se importa com a saúde da sua equipe é uma ótima maneira de contribuir para um ambiente mais feliz.

Ao longo do ano, existem diversas oportunidades para isso.

Chamar profissionais da saúde para levar informações a todos, propor atividades interessantes como caminhadas e até mesmo encaminhar e-mails com bons artigos são ações superválidas.

 

Crie um manual com a cultura do cartório

É interessante que todos tenham um material que informe sobre a necessidade de atitudes cordiais e educadas no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Entenda, não é uma forma de obrigar as pessoas a agirem de certo modo.

É um informativo sobre boas práticas naquele ambiente.

Com esse material disponível, todos se sentem mais seguros de que certas atitudes, como assédio moral, entre outras, não serão toleradas ali.

 

Conheça a personalidade de cada membro da equipe

Conhecer a personalidade, os pontos fortes e pontos fracos de cada membro da equipe, pode ser um excelente trunfo!

Além de nutrir um relacionamento melhor com todos, pela sua proximidade, você poderá aproveitar, totalmente, o que cada um tem a oferecer.

Por exemplo, você entende que alguém é muito mais produtivo sob pressão.

Então, pode repassar certas urgências para essa pessoa ao invés de direcionar essa urgência para alguém que não lida bem com essa situação e poderá não dar conta.

Viu? Assim você evita que um funcionário se sinta mal, aproveita o potencial do outro que prefere esse tipo de movimentação, e ainda resolve uma demanda importante.

Todos felizes!

 

Cuide da infraestrutura do cartório

Todos trabalharão muito mais felizes com uma infraestrutura cuidadosamente planejada para ser a ideal.

Isso inclui uma área para descanso ou almoço, limpeza, mesas amplas, cadeiras resistentes e adequadas para a saúde dos funcionários, mas vai além!

Ofereça as ferramentas que ajudam a otimizar o trabalho da serventia.

Computadores atualizados e softwares especializados nos serviços específicos do cartório transformarão o ambiente em um lugar muito mais satisfatório, na medida em que as tarefas são agilizadas e os erros – junto com o estresse – diminuem.

Aliás, nessa área, a SiplanControl-M pode te ajudar, e muito!

Navegue pelo nosso site e conheça soluções que contribuirão para os resultados – e para a felicidade – do seu cartório.

 

Ficamos por aqui! Espero que este artigo tenha te inspirado a levar felicidade e muita produtividade até o seu cartório.

Compartilhe com seus colegas e amigos para que eles façam o mesmo!

 

 

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