Equipe do Cartório especializada: é um DESEJO, mas será que é responsabilidade do gestor?

Equipe do Cartório especializada: é um DESEJO, mas será que é responsabilidade do gestor?

22 de junho de 2022
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 7 minuto(s)

Qual titular não deseja ter a equipe perfeita? Pessoas competentes, capacitadas, que se atualizam com frequência sobre os temas relevantes para a serventia, sobre tecnologia e até mesmo sobre aprimoramento pessoal são o sonho de qualquer líder, inclusive dos cartórios, pelo diferencial que trazem aos resultados. Mas será que o gestor tem um papel a desempenhar para que sua equipe seja assim? Descubra neste artigo!

 

Titular: como está a performance da sua equipe?

Se você clicou aqui para ler este artigo, provavelmente ela pode melhorar, não é?

Uma equipe bem capacitada é especialmente importante quando falamos de cartórios extrajudiciais, dado a responsabilidade que eles têm perante a sociedade.

Mas e aí, você que é o Titular, o líder da serventia: é sua a responsabilidade de oferecer capacitação e treinamentos?

Você pode até achar que cada pessoa deveria investir em si mesma. Se você não pensar muito a respeito, realmente, isso soa justo.

Além disso, pode ser complicado arcar com custos e perder tempo precioso com treinamentos.

Porém, até o final deste texto, com certeza, você mudará de opinião!

Vamos contar porque o gestor deve assumir essa responsabilidade SIM e ainda dar algumas dicas de como começar.

Aproveite!

Por que a capacitação da equipe do cartório é sua responsabilidade?

O que você entende que seja sua responsabilidade como um Titular de cartório?

É sua a tarefa de garantir a segurança jurídica à população, certo?

Para que isso aconteça da melhor forma, você deve ir além de seus conhecimentos jurídicos e entender de gestão de pessoas.

É preciso entender que o seu foco principal é o cliente, e a sua satisfação. Isso é verdade para qualquer empresa.

E quem garante essa satisfação? Sua equipe.

Quando pessoas despreparadas atuam na serventia, você pode ter prejuízos enormes: atrasos, erros, reclamações sobre atendimento e uma péssima reputação.

Inclusive, essa imagem negativa que muitas pessoas têm a respeito dos cartórios, associando-os à muita burocracia e filas, tem origem em profissionais assim, que deixam muito a desejar.

Percebe?

Sua responsabilidade é garantir a eficiência da gestão do cartório e a satisfação dos clientes, fatores responsáveis pelos resultados financeiros da serventia.

Portanto, se você quer ser bem-sucedido nesse propósito, a capacitação da sua equipe também faz parte disso.

O que fazer para capacitar a equipe do cartório?

Agora você deve estar se perguntando:

Certo, mas o que eu posso fazer? Incentivar que cada membro da equipe busque cursos? Motivar? Contratar palestrantes? E afinal, que tipo de capacitação oferecer?

Incentivar e motivar sua equipe é essencial sempre, mas não basta!

Isso porque não são todas as pessoas que podem dispender tempo e recursos para isso.

Além do mais, se os funcionários não estiverem se sentindo valorizados no ambiente de trabalho, por que eles se esforçariam para melhorar?

Então, além de incentivar, OFEREÇA a capacitação.

Isso mostrará à equipe que você confia no potencial de cada um e está disposto a investir neles.

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Que tipo de capacitação oferecer à equipe do cartório?

Antes de decidir isso, você precisa planejar.

Verifique o que pode ser melhorado no cartório: é o atendimento? São os conhecimentos referentes aos serviços, à legislação ou às novas tecnologias que os cartórios precisam utilizar hoje?

Defina os objetivos do cartório e veja o que falta para alcançá-los.

Assim você conseguirá definir quais cursos e capacitações você deve oferecer.

Aliás, esse é mais um motivo pelo qual isso deve partir do gestor, não de cada membro da equipe.

Entenda: todo profissional quer crescer. Os seus funcionários também.

Então, sim, é muito provável que eles procurem se capacitar por conta própria.

Mas o foco estará na própria carreira individual deles, o que é natural, afinal, se o gestor não comunicou o que é o objetivo e prioridade do cartório, como o funcionário iria se capacitar nisso?

Ao oferecer essa oportunidade à equipe, os conhecimentos adquiridos fazem parte da própria estratégia de melhorias do cartório.

Como capacitar a equipe do cartório sem gastar muito?

Bom, o que é gastar muito para você?

Se você lembrar que uma equipe despreparada causa prejuízos financeiros reais devido à erros e falta de produtividade, investir em cursos e treinamentos, na verdade, vai fazer o cartório economizar muito.

E o investimento vai além dessa economia, já que, ao ter a equipe afiada e competente, o público se encanta com o atendimento eficiente, tudo flui com agilidade e assertividade e os lucros da serventia aumentam.

Dicas para capacitar a equipe do cartório economizando tempo e dinheiro

Nessa altura já está mais do que claro como oferecer a capacitação à equipe é importante e parte do seu papel de gestor.

Vamos ao que interessa: a prática!

Como fazer isso sem gastar tempo e recursos além do que você pode?

Procure uma plataforma EAD especializada em Direito Notarial e Registral.

Cursos on-line são perfeitos porque podem ser encaixados na rotina do seu pessoal, além de tenderem a ter um excelente custo-benefício.

Tome o cuidado de escolher uma plataforma que seja completa, com tradição e focada nos temas que você precisa.

E preste especial atenção ao corpo docente: ele deve ser formado por professores experientes e que atuem na área.

Não adianta escolher um curso só porque é muito barato: isso sairá caro depois.

Decida quem capacitar

O ideal é que todos os membros da equipe possam se capacitar.

Mas, caso seu cartório seja de grande porte, uma dica é escolher membros específicos da equipe para atuarem como mentores.

Ou seja, eles se capacitam e depois planejam um treinamento interno para repassar os conhecimentos aos demais funcionários.

Essa dica é interessante porque, além de oferecer a capacitação desejada, há interação entre a equipe e o incentivo ao crescimento, acendendo o desejo em todos por serem os escolhidos da próxima vez que houver a oportunidade de treinar.

Muito planejamento!

Por fim, reforçamos o que citamos anteriormente a respeito do planejamento e definição de objetivos.

Quando você tem uma meta específica, pode investir nos cursos certos, evitando desperdiçar recursos em um conhecimento que não é o necessário no momento.

 

Agora você já sabe tudo o que precisa para conquistar a equipe dos sonhos de qualquer cartório!

Vamos à prática?

DICA FINAL: se quiser conversar a respeito de capacitações para sua equipe, entre em contato com a Academia SPCM: estaremos à sua disposição para te ajudar a escolher os melhores cursos.

 

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