Dicas infalíveis para uma gestão financeira impecável no cartório

Dicas infalíveis para uma gestão financeira impecável no cartório

21 de setembro de 2022
Direito Tributário

Tempo estimado de leitura: 6 minuto(s)

Lidar com a rotina financeira do cartório pode ser um desafio para o Titular, que já tem um dia a dia repleto de responsabilidades. Por isso, neste artigo listamos algumas dicas para tornar essa tarefa mais prática e eficiente. Aproveite a leitura!

 

Administrar um cartório é muito parecido com administrar a nossa própria vida: exige muito trabalho, há desafios, mas é recompensador quando nos dedicamos a fazer as coisas da melhor maneira possível.

E isso vale, principalmente, para a organização financeira.

Os resultados da serventia dependem diretamente dessa tarefa.

O problema é que, com a rotina corrida e atarefada que é comum aos Titulares de Cartório, a gestão financeira pode acabar sendo deficiente, já que necessita de muita atenção aos detalhes.

Mas você NÃO precisa ser um expert em contabilidade para resolver isso.

Algumas ações simples podem fazer a diferença na eficiência e na agilidade da sua gestão financeira, e é isso que você confere a partir de agora.

 

Faça um planejamento financeiro contínuo

Isso pode parecer óbvio e, por isso mesmo, muitos deixam um bom planejamento estratégico de lado.

Ele é importante porque é a partir dele que você consegue prever gastos, lucros e identificar a possibilidade de prejuízos.

E isso te ajuda a tomar as decisões ideais para prevenir problemas no caixa.

Já que o retorno financeiro do cartório não é algo fixo, uma vez que depende dos serviços prestados e eles podem variar, é preciso dar atenção extra ao planejamento para não ser afetado em um mês com menos procura.

 

Priorize a organização

Quando todos os documentos estão organizados de uma maneira assertiva, você já economiza um tempo valioso, ganhando agilidade.

Comprovantes, contratos, boletos, TUDO precisa ser arquivado em um esquema organizado para ser encontrado sem problemas e para que você não perca prazos nem se esqueça de lançar algo importante.

 

Entenda a fundo as diferenças entre o Livro Caixa Fiscal e o Livro Diário Auxiliar

Isso é extremamente importante porque, caso utilize apenas um livro para a Receita Federal e para a Corregedoria, você pode acabar lançando despesas equivocadamente, correndo risco de sanções.

Recomendamos fortemente este vídeo que explica mais detalhes a respeito.

 

Saiba a diferença entre investimentos e gastos

Não investir em melhorias para o cartório com medo de gastar muito dinheiro é um erro que custa caro!

Como qualquer empresa, a serventia também precisa evoluir para se manter atuando.

Por isso, é necessário investir em tecnologia atualizada, processos, ferramentas e desenvolvimento da equipe.

Isso vai trazer economia no futuro, elevar a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, melhorar os lucros do cartório.

 

Invista em treinamentos para a equipe

Talvez você pense: mas o que treinar as pessoas da minha equipe tem a ver com gestão financeira?

Tudo!

Se a sua equipe é treinada com eficiência, você pode confiar que tudo está sendo feito da melhor maneira.

Dessa forma, você não precisa se preocupar nem perder tempo verificando processos, corrigindo erros e lidando com problemas.

E, assim, conquista muito mais tempo para focar na gestão financeira do cartório!

 

Deixe a equipe do Cartório mais preparada do que nunca com os cursos da Academia SPCM, a plataforma EAD mais completa em Direito Notarial e Registral.

 

Faça uma análise do mercado

Você sabe como está o cenário econômico atual do país e quais são as previsões para o futuro próximo?

Comece a estudar e ler notícias sobre a economia do país diariamente, assim você fica preparado e consegue se planejar melhor a respeito de futuros gastos, assim como de suas metas.

 

Invista em tecnologia para otimizar a gestão financeira

Controlar as despesas diárias, bem como todos os processos financeiros do cartório, pode ser demorado e complexo.

É por isso que investir em um software feito especialmente para isso é mais do que uma opção para te ajudar: é ESSENCIAL para todo cartório, de qualquer porte.

Isso porque, assim, você garante que não ocorram erros humanos que podem te prejudicar com a fiscalização e ainda agiliza muito a tarefa.

Adotar um software ainda possibilita que você coloque em prática muitas das dicas que demos aqui, como a organização e os lançamentos corretos nos Livros Caixa e Livro Diário, por exemplo.

Uma excelente opção é o Livro Caixa Web, que você pode conhecer aqui.

Aliás, automatizar TODAS as atividades, não apenas as financeiras, é extremamente vantajoso para a rentabilidade do cartório.

Na medida em que a equipe tem acesso a tecnologias que adicionam rapidez e qualidade em seu trabalho diário, a produtividade cresce, e a lucratividade também.

 

Aqui na SiplanControl-M você encontra os mais diversos softwares e sistemas especializados em cartórios extrajudiciais: aproveite para conferir.

 

DICA EXTRA: recomendamos ainda a leitura do livro “Manual do Livro Caixa”, escrito pelo Dr. Antonio Herance Filho, que é a maior autoridade do país em Direito Tributário para Cartórios.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe com quem também possa aproveitar essas informações e continue visitando o nosso blog para mais conteúdos como este.

 

Compartilhe: