Como a criatividade pode elevar os resultados do cartório.

Como a criatividade pode elevar os resultados do cartório.

12 de julho de 2023
Tecnologia para Cartórios

Tempo estimado de leitura: 13 minuto(s)

Se você criasse uma lista de todas as características que gostaria que os membros da equipe do seu cartório tivessem, o que estaria nela? Proatividade? Agilidade? Sede por buscar atualizações e conhecimentos técnicos? Neste artigo, vamos contar a você, Titular, os motivos para adicionar a criatividade nessa lista!

 

Quando falamos sobre pessoas criativas, o que vem à sua mente?

As chances são de que você acabe relacionando essa característica a artistas.

Músicos, pintores, escritores, compositores, poetas… atividades consideradas “fora da caixa”, diferentes e mais informais.

Porém, no mercado de trabalho, a criatividade é o diferencial que define a eficiência e o sucesso de qualquer negócio, independentemente da área.

Afinal, criatividade é a atividade de criar, inovar.

E isso é essencial para não ficar parado no tempo, fazendo o velho “mais do mesmo”.

Porque o mundo atual não para nunca de evoluir, pedindo por pessoas que acompanhem as tendências.

É claro que os cartórios extrajudiciais também fazem parte disso, já que as atualizações na legislação e nas ferramentas continuam exigindo novas estratégias e métodos de atuar.

Por isso, neste conteúdo, mostramos a você os motivos pelos quais a criatividade precisa estar presente no seu cartório, quais as vantagens disso e, também, como estimular essa habilidade na equipe.

Aproveite a leitura!

 

Criativos são profissionais melhores

 

Sim, é no que 70% das pessoas inseridas no mercado de trabalho acreditam, segundo relatório StateoCreate.

E por profissional “melhor”, nos referimos às pessoas que tomam atitudes que melhoram os resultados de qualquer tipo de empresa.

Mas como a criatividade é capaz de provocar isso?

Ou melhor, como a criatividade é capaz de fazer isso, especificamente no ambiente cartorário? Veja a seguir!

 

Criativos analisam melhor as necessidades do cartório

 

Pessoas criativas são, também, observadoras.

Elas são capazes de enxergar além, entender o cenário de maneira ampla e chegar até a raiz dos problemas em vez de apenas ver as consequências negativas.

Por isso, uma equipe criativa é muito valiosa para entender o que pode estar causando conflitos na serventia e oferecer ao Titular uma perspectiva diferente, da qual ele ainda não tinha se dado conta.

E isso nos leva ao próximo tópico.

 

Soluções eficientes e personalizadas no cartório

 

Uma vez que a pessoa enxerga a real natureza dos possíveis problemas e gargalos do cartório, ela se torna hábil a pensar em soluções inovadoras.

Assim, ela pode propor novas formas de agir, novos processos que se encaixem nos objetivos e necessidades do cartório, novas ferramentas, uma nova abordagem no atendimento, entre outros.

Inclusive, de forma personalizada!

Uma pessoa criativa, por exemplo, pode notar que a equipe está perdendo muito tempo.

A partir daí, ela reflete e investiga, até chegar à conclusão de que isso, neste exemplo, seria causado por uma forma antiquada de arquivar os documentos.

Sendo assim, o que causa a lentidão seria o tempo necessário para localizar documentos importantes.

Partindo disso, um criativo buscaria soluções como um software inovador para digitalizar tais documentos, ou mesmo criaria um sistema de organização novo, que atendesse às necessidades mais importante do cartório específico em que atua.

 

Atendimento impecável no cartório

 

E se citamos a criação de soluções personalizadas, isso se estende também para o atendimento do cartório.

Isso é importante porque, afinal, um cartório lida com diversos perfis de pessoas.

E, com criatividade, podemos criar formas de atender cada um da maneira certa, com mais eficiência e empatia, elevando a satisfação desses clientes atendidos.

Além disso, como já comentamos em um artigo anterior aqui no Blog, pessoas criativas são imaginativas.

Dessa forma, elas conseguem IMAGINAR diversos cenários.

E, assim, são capazes de ANTECIPAR as necessidades dos clientes que passam pela serventia.

Além de apenas responder à pergunta realizada por um cliente, por exemplo, um atendente criativo sabe qual é o próximo passo para a realização do serviço que está sendo pedido e já adianta essa orientação ao seu cliente, para que ele não precise retornar para tirar qualquer dúvida ou para que ele não cometa erros.

Quem já foi atendido assim, em qualquer tipo de estabelecimento, sabe como esse tipo de atendimento é satisfatório e como sentimos que a pessoa realmente se importa.

É um diferencial valioso, portanto.

 

Produtividade recorde no cartório

 

Criar soluções inovadoras para a rotina da serventia melhora a qualidade dos serviços prestados.

Mas não para por aí.

Uma vez que os processos são otimizados e todos conseguem atuar com maior assertividade, a equipe consegue economizar um tempo precioso, o que aumenta a produtividade, já que os funcionários conseguirão realizar mais tarefas ao longo do dia.

Aliás, o mesmo relatório que citamos anteriormente confirma essa linha de pensamento, ao afirmar que a produtividade das equipes aumenta em 78% quando existe criatividade no trabalho.

Nada mau, não é?

 

Inovação na serventia

 

Para garantir que seu cartório seja sempre inovador, a criatividade é essencial.

Isso porque pessoas criativas possuem a mente aberta para mudanças!

E, já que mudanças e atualizações são constantes no mundo dos cartórios extrajudiciais, você não quer uma equipe resistente a isso, certo?

É preciso que quem atua no cartório não tenha medo de mudar processos e esteja disposto a realizar novos treinamentos, a aprender a utilizar novas ferramentas e a se atualizar, sempre.

Inclusive, ainda citando o relatório StateofCreate, sabia que 83% dos profissionais acreditam que a criatividade incentiva a inovação em qualquer empresa?

 

Ficou sabendo que a Academia SPCM está de cara nova? Atualizamos a plataforma para melhorar a experiência dos nossos alunos. Então, acesse já para conhecer essa novidade e aproveite para escolher os cursos para atualizar a sua equipe!

 

Sem medo de arriscar!

 

Certo, criativos imaginam e pensam em novas soluções.

Mas de nada adianta ficar só no mundo das ideias.

Uma outra vantagem da criatividade é que as pessoas que a possuem não têm medo de arriscar.

Ou seja, elas são capazes de colocar em prática essas novas ideias que tiveram.

É claro, como todo criativo, elas pensam em diversas possibilidades, ou seja, já sabem as possíveis consequências de se arriscarem.

Por isso, os riscos não serão graves, porque elas já terão se antecipado a eles, pensando também no que fazer para corrigir possíveis equívocos de uma nova estratégia.

E, assim, testando sempre, os criativos conseguem se adaptar. Possuem sempre um plano B. E sempre terão uma carta na manga para melhorar os resultados do cartório.

 

Melhor comunicação interna no cartório

 

Se os criativos conseguem elevar o nível do atendimento do cartório devido às suas habilidades de comunicação personalizadas, isso também vale para o próprio ambiente de trabalho.

E isso é essencial para o melhor andamento da equipe.

Quem sabe se comunicar com assertividade consegue expor com clareza necessidades e demandas, além de ser um ótimo ouvinte.

Dessa maneira, a rotina de trabalho flui melhor, sem falhas de comunicação que se traduzem em erros.

Uma boa comunicação interna também melhora muito o relacionamento da equipe, promovendo um ambiente de trabalho mais agradável e feliz.

E já sabemos como isso também é valioso para os resultados do cartório, como você pode ler neste post aqui.

 

Criatividade NÃO é dom

 

Certo, agora você já sabe que a criatividade é importante para o cartório.

Mas e agora, o que fazer?

Será que você precisaria demitir sua equipe, caso ela não seja formada por pessoas criativas? E como encontrar essas pessoas para contratar?

Calma! A criatividade não é um dom que nasce com a gente.

Ela pode ser exercitada, e isso nem é algo complicado de se fazer.

Assim, basta incentivar a criatividade na sua equipe. A seguir, seguem algumas dicas sobre como fazer isso.

 

Promova brainstorms com frequência no cartório

 

Oferecer um espaço aberto para a apresentação de ideias é muito eficaz para estimular a criatividade.

Afinal, se ninguém te ouve, como vai exercitar sua habilidade de pensar e criar novas soluções?

Assim, sugerimos que o Titular realize reuniões com frequência especialmente para isso, além das que já deve promover para manter todos bem-informados sobre seus objetivos e demandas atuais.

Leve em consideração as ideias, debata, apresente dúvidas sobre as aplicações dessas sugestões.

Lembre-se de também informar quaisquer resultados positivos que as novas ideias aplicadas deram ao cartório, para que sua equipe se sinta reconhecida pelos seus esforços, claro!

 

Ofereça treinamentos para a equipe do cartório

 

É preciso que sua equipe tenha a OPORTUNIDADE de ser criativa.

E algo que estimula esse comportamento é aprender coisas novas.

Oferecendo cursos sobre a área do seu cartório, além de estimular a criatividade, você ainda deixa a equipe atualizada. É só vantagem.

Lembrando que você pode ir além dos temas técnicos e oferecer cursos, inclusive, sobre criatividade, inteligência emocional, comunicação não violenta, entre outros.

Ouça sua equipe e entenda o que seus funcionários mais aproveitariam para se tornarem criativos e profissionais diferenciados.

Oferecer treinamentos é tão importante que 56% dos gestores de RH concordam com a prática, segundo a pesquisa Work and Learning Research Centre, da Universidade de Middlesex.

A mesma pesquisa revela ainda que 74% dos trabalhadores acreditam que NÃO conseguem atingir seu máximo potencial exatamente por falta de treinamentos.

Então, vamos corrigir isso!?

 

Dê bonificações aos criativos

 

Uma nova ideia apresentada deu muito certo?

Então, dê um bônus para o autor dela!

Isso, com certeza, será um baita incentivo para sua equipe exercitar a criatividade.

E nem é só pela recompensa financeira: é porque, ganhando esse bônus, os profissionais também se sentirão reconhecidos e valorizados.

 

Incentive a cultura

 

Uma ideia excelente para estimular a criatividade é oferecer um tipo de vale-cultura para a equipe, ou para um membro dela que se destacou no mês.

Um ingresso para show, teatro, cinema, um dia de folga para ir ao parque… enfim, seja criativo você também e decida o melhor programa.

Essas atividades abrem nossos horizontes, agregam novos conhecimentos e referências para nossa mente e relaxam, dando o tempo necessário para reflexões e surgimento de novas ideias.

 

Crie um ambiente agradável no cartório

 

Lembra que já citamos como isso é importante?

E você não imagina o quanto.

Um ambiente de trabalho saudável e agradável gera funcionários felizes, TRÊS VEZES mais criativos e 31% mais produtivos, sabia?

É o que conta uma pesquisa da Universidade da Califórnia.

 

Seja parte da inovação do seu cartório

 

Se você quer que sua equipe seja criativa, ofereça as FERRAMENTAS necessárias para que ela coloque em prática novas formas de trabalhar.

A inovação precisa partir do Titular!

Adote novos sistemas, softwares e atualize seu ambiente de TI.

Assim, a sua equipe terá mais tempo produtivo para inovar também.

 

Conclusão

 

A produtividade tem tudo a ver com nossa capacidade de imaginar, criar e ver além das aparências.

Ser criativo é ser bem-sucedido. Em todas as áreas da vida e, também, nos serviços extrajudiciais.

Esperamos que este conteúdo tenha te inspirado!

E lembre-se: a Siplan pode te ajudar, e muito, com o último tópico abordado aqui.

Entre em contato com a gente e conheça todas as soluções tecnológicas que desenvolvemos especialmente para cartórios extrajudiciais!

Compartilhe: