Seu cartório precisa estar nas redes sociais?

Seu cartório precisa estar nas redes sociais?

8 de fevereiro de 2023
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 10 minuto(s)

Não é novidade para ninguém que, hoje, todos os tipos de pessoas e empresas estão nas redes sociais interagindo e fechando negócios. Mas e os cartórios, precisam fazer parte disso? Neste texto você vai saber a resposta e ainda aproveitar algumas dicas.

 

A necessidade de oferecer os serviços da serventia de modo on-line é inegável e temos visto muitas inovações nesse sentido.

O e-Notariado e o SERP (Sistema Eletrônico de Registros Públicos) são exemplos do que a tecnologia pode fazer hoje para levar praticidade e eficiência aos cartórios e à população.

Mas a presença dos cartórios no digital pode ir além.

Ao contrário do que muitos podem pensar, as redes sociais não são apenas um meio de entretenimento.

São, na verdade, poderosas ferramentas para as empresas divulgarem seus serviços e para as pessoas encontrarem soluções.

Por isso mesmo, não há mais dúvidas: também os cartórios podem ter muitas vantagens com as redes sociais.

Continue a leitura e entenda: quais benefícios a serventia pode aproveitar, o que pode ou não ser feito e dicas simples sobre como obter sucesso nas redes!

 

Perfil nas redes sociais: o que o seu cartório ganha com isso?

MUITA coisa!

Um dos principais desafios que um cartório pode enfrentar é mudar a imagem que o público tem da serventia, concorda?

Afinal, ainda hoje as pessoas relacionam os cartórios a burocracia, papelada e filas demoradas.

E uma das muitas coisas que estar nas redes pode fazer é justamente transformar essa imagem.

Em primeiro lugar, porque mostra que o cartório está acompanhando as tendências.

Em segundo, porque você alcançará muito mais pessoas.

Para se ter uma ideia, segundo o site Resultados Digitais, as redes sociais possuem 171,5 milhões de usuários ativos no Brasil.

Isso equivale a 79,9% da população!

Ainda no país, o LinkedIn conta com 54 milhões de usuários, o Facebook com 116,6 milhões, o TikTok com 73,5 milhões, e o Instagram lidera, com 122,4 milhões.

O site ainda revela que 61,5% desses usuários dizem que utilizam as redes para encontrar informações acerca de produtos, marcas e serviços.

Ou seja, é uma excelente chance de educar o seu público sobre TUDO o que o seu cartório é e faz.

Assim, a serventia ganha credibilidade, visibilidade, melhora da imagem e, consequentemente, aumento de clientes e de resultados.

Ganha ainda muito mais tempo para elevar a produtividade.

Isso porque, estando nas redes, além de educar o público com conteúdos de interesse dele, você pode responder a comentários e mensagens, tirando dúvidas frequentes.

Dessa forma, as filas no balcão e os telefonemas com perguntas simples, como os documentos necessários ou custos de serviços, são resolvidos muito mais rapidamente.

 

ATENÇÃO: o que o cartório NÃO pode fazer nas redes sociais?

As vantagens de estar nas redes são muitas, mas é preciso tomar cuidado com os conteúdos que o cartório promove nelas.

Você NÃO deverá postar, compartilhar ou se pronunciar de qualquer maneira que desrespeite a esfera cartorária, criticando um concorrente, por exemplo.

Também não é permitido fazer propaganda do SEU cartório e produzir publicidade que vise a captar clientes.

Veja o que diz o artigo 4, inciso VII, do Código de Ética e Disciplina Notarial do Colégio Notarial do Brasil:

Art. 4º – É defeso ao tabelião, dentre outras situações previstas na legislação notarial:

[…]

VII- promover publicidade individual, exceto a divulgação e esclarecimento dos serviços em índices de busca, em correspondência e a presença em meio eletrônico, observado o caráter institucional da informação.

O Código de Ética da ANOREG segue essa linha, como você pode verificar:

Art. 3º. Os deveres fundamentais de notários e registradores abrangem os inerentes aos atos de seus ofícios, além dos previstos em legislação específica e dos elencados no Estatuto da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – ANOREG-BR e mais os seguintes:

[…]

XII- anunciar seus serviços moderadamente, sem menção comparativa ou desairosa aos serviços de outros notários ou registradores;

XIII- não colocar em sua serventia letreiros, painéis, placas ou outros anúncios afins que visem, ainda que moderadamente, captar clientela e;

XIV- não se pronunciar publicamente, de qualquer forma e por qualquer meio:

  1. a) sobre a má conduta profissional de outro notário ou registrador ou
  2. b) em defesa de interesse contrário à categoria dos notários e dos registradores.

Ambos os Códigos de Ética se referem a QUALQUER tipo de publicidade, portanto se aplicam ao virtual também.

A boa notícia é que essas limitações não impedem o cartório de explorar muito bem o potencial das redes sociais, como você verá a seguir.

 

Está gostando das informações? Você pode ter muito mais sobre diversos processos tecnológicos, e especificamente para seu cartório, com a consultoria da SiplanControl-M!

 

Então, afinal, o que o cartório pode postar nas redes?

Muita informação!

E o que não falta é assunto.

Crie posts nos mais variados formatos: vídeos, reels e carrosséis.

Explique detalhes sobre os serviços do cartório. Pense nas principais dúvidas que seus clientes trazem diariamente e desenvolva conteúdos esclarecendo-as.

Use esses canais para perguntar o que as pessoas querem saber, quais os principais problemas delas quando procuram um cartório extrajudicial etc.

Você pode inclusive criar memes e posts mais descontraídos que façam com que o público se identifique e simpatize com você.

A serventia já tem um site? (Deveria!)

Use esse espaço para criar e manter um blog atualizado. E então, utilize as redes para divulgar os textos e atrair leitores interessados.

Tudo isso nutre relacionamentos valiosos – e fiéis.

 

Dicas para começar!

Ok, parece muito bom, mas como começar?

Algumas atitudes simples para não errar no início são:

– Utilizar uma linguagem simples

Já que o seu intuito será auxiliar o público com informações, a sua linguagem precisa ser o mais acessível possível, para que todos os tipos de pessoas possam compreender com facilidade.

Lembre-se de que existem muitas pessoas leigas nos assuntos relacionados aos serviços extrajudiciais, e elas agradecerão por seu cartório facilitar esse entendimento.

– Saiba quem é seu público

Uma serventia pode atender todo tipo de perfil, sim.

Porém, os interesses e dúvidas desse público variam de acordo com o tipo de cartório, então é importante ter isso em mente.

– Planeje seus conteúdos

Levando em conta o seu tipo de público, crie cronogramas de posts com os assuntos do mês.

Pense nos seus objetivos. Este mês você quer aumentar a confiança das pessoas no cartório? Ou esclarecer uma dúvida específica que está aparecendo com MUITA frequência?

Você pode dedicar um mês a falar sobre inventários extrajudiciais, por exemplo.

– Não se esqueça da frequência

Por isso o cronograma é importante: para ser seguido e para evitar que você fique dias sem postar.

Não fazer postagens com frequência fixa é muito prejudicial porque seu perfil pode simplesmente ficar para trás devido ao número de postagens que os outros perfis realizam.

É claro que você pode fazer posts patrocinados, que elevam seu alcance, mas, ainda assim, não negligencie os posts orgânicos, que trazem muitos resultados – e precisam de frequência.

– Crie conteúdo de qualidade

Não é porque a frequência de postagens é necessária que você criará qualquer coisa genérica. É preciso atrair a atenção do público com um tema interessante.

– Nunca, nunca, nunca compre seguidores

Além de essa prática ser contra os termos de uso de redes como o Instagram, isso não te ajudará em nada.

O seu engajamento vai cair, a conta do cartório pode ser bloqueada por usuários e sua imagem é afetada negativamente.

Seguidores comprados não interagem, e isso faz com que seu conteúdo perca relevância, porque o Instagram passa a considerar o que você posta como desinteressante.

– Sempre interaja com os seguidores

Para ter sucesso nas redes sociais, nunca deixe seus seguidores falando sozinhos.

Responda às dúvidas, curta os comentários, converse.

Afinal, a rede social é para isso mesmo: socializar.

– Padronize sua imagem

O design de seus posts precisa ser padronizado para que as pessoas identifiquem seu cartório.

Use sempre as mesmas fontes, cores e estilo de imagem.

O ideal é contar com a ajuda de um profissional que possa, além de criar, te orientar a respeito.

 

Conclusão

Há muitos detalhes e técnicas para abordar quando o assunto é rede social.

Porém, você não precisa ser um super especialista em marketing digital para entender como é importante começar a postar.

Essa é a melhor forma de alcançar seu público, instruí-lo e construir uma imagem de solicitude e modernidade – e SEM ir contra os limites legais das serventias.

Então aproveite e comece já!

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