Seu cartório no TikTok: conheça as vantagens que esse app pode trazer

Seu cartório no TikTok: conheça as vantagens que esse app pode trazer

20 de agosto de 2020
Tecnologia para Cartórios

Tempo estimado de leitura: 10 minuto(s)

Com certeza você já ouviu falar do aplicativo mais comentado do momento: o TikTok. Mas o que ele tem a ver com os negócios do seu cartório?

Se você ainda não está familiarizado com essa novidade, talvez imagine que o app seja voltado apenas para adolescentes e que não se encaixa em sua realidade. Isso pode ter sido verdade no início, mas as coisas mudaram e você pode tirar muito proveito dessa ferramenta.

Continue a leitura para entender melhor sobre a rede social, como ela pode te ajudar e ainda conferir algumas dicas sobre como começar.

 

Qual a proposta do TikTok?

O TikTok foi criado pela empresa chinesa Bytedance e, basicamente, é uma plataforma de vídeos curtos. A maioria dos conteúdos são de dublagens, músicas, danças e trends, sempre com muito bom humor.

Para se ter uma ideia, em 2019, o TikTok foi um dos apps mais baixados, ficando no mesmo patamar de aplicativos grandes, como o Instagram e o Facebook. E, neste ano de 2020, o seu sucesso aumentou, sendo o mais baixado neste período de pandemia, somando mais de 315 milhões de downloads!

Com toda essa popularidade crescente, influencers da internet já migraram para o TikTok e empresas e profissionais de todos os ramos já perceberam seu potencial. E seu cartório também precisa fazer parte disso se quiser se destacar.

Se antes você não entendia a importância de estar online, com a quarentena, e a necessidade que ela trouxe de continuar suas atividades na internet, essa dúvida acabou. Assim, você já sabe que, para seguir as mudanças, você precisa de um site e presença marcada das redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

O que você precisa entender também, é que a vida online muda muito rápido e você e seu negócio precisam estar sempre atualizados. Isso inclui novidades que deram certo, como o TikTok.

 

Mas será que o TikTok é mesmo para mim?

Dado a visibilidade enorme que a rede social concede para os usuários, sim! Você deve estar se perguntando: “Mas o meu negócio é um cartório, é algo sério, que exige responsabilidade e uma imagem respeitável, como vou usar uma mídia que usa humor e dancinhas?”

Bem, todo tipo de conteúdo pode ter sua linguagem adaptada para um certo público. Calma, você e sua equipe não vão precisar fazer coreografias, não é isso!

Nem tudo é brincadeira por lá. Muitos usuários utilizam o TikTok para informar o público. E é aí que a vantagem se apresenta para seu negócio. Muito sobre os serviços de cartórios são desconhecidos pela população.

Usar uma rede social com uma linguagem mais acessível e descontraída para esclarecer dúvidas e mitos é uma excelente saída para se destacar e conquistar clientes.

Os usuários mais frequentes do app não possuem um excludente na faixa etária, indo desde adolescentes muito jovens a pessoas maduras de mais de 50 anos, então você pode ficar tranquilo quanto ao alcance do seu público.

 

Quais as principais vantagens do TikTok?

 

Seu cartório mais visível e acessível

Para ser visto e, portanto, procurado, o seu cartório precisa estar onde o público está. E ele está online.

Assim como em outras redes sociais, a interação com as pessoas se torna mais fácil. Ao usar o TikTok para informar o público, você o ajuda com problemas da área com uma linguagem mais leve e divertida, o que faz com você seja a primeira opção, mais confiável e mais ao alcance.

Ofereça orientações, deixe as coisas que, geralmente, são tidas como “chatas” ou “burocráticas” mais fáceis de entender. Afinal, elas são importantes para a rotina de todos. Mais ao longo do texto daremos algumas dicas de quais informações passar em seus conteúdos, e como.

Conquiste

Quando você informa, você ajuda. Quando você ajuda, você conquista confiança e popularidade. É o mesmo propósito de produzir conteúdo relevante em outras plataformas, mas a vantagem aqui é que o TikTok, além de ser a mais acessada do momento, também permite explorar inúmeras ferramentas a favor de qualquer área.

Melhore sua imagem

Qual é a imagem que seu cartório passa? Um lugar confiável e eficiente precisa ser atualizado, moderno, com apoio tecnológico e conhecimento de mundo para assim, entender as necessidades das pessoas. Ao fazer parte das redes sociais mais utilizadas da atualidade, sua imagem passa a ser mais condizente com essas características desejáveis.

Como começar a usar o TikTok?

A primeira coisa que você precisa fazer é criar a sua conta e usar o máximo possível, para criar uma familiaridade com o conteúdo. Isso é importante para entender a linguagem usada pelo seu público, além de verificar se seus concorrentes já estão ali e o que estão fazendo.

O uso frequente também é importante porque os conteúdos seguem trends, desafios, que você precisa conhecer para também participar. Por exemplo, a moda agora é usar uma música x para listar alguma preferência. Você pode utilizar disso para listar os seus serviços, ou mesmo contar curiosidades engraçadas que podem acontecer no cartório.

No site Pocket-lint você encontra um artigo bastante didático sobre a usabilidade do TikTok, com informações sobre cada ferramenta disponibilizada para a produção dos vídeos. Indicamos a sua leitura para você começar a criar!

 

Feed #ForYou

Algo importante sobre a usabilidade do TikTok é a aba #ForYou. Há duas maneiras de navegar pelos conteúdos do aplicativo: através dos perfis que você segue, e da aba #ForYou, que é a mais popular.

Nessa aba aparecem novidades, vídeos de pessoas que você ainda não conhece, mas que tem relação com os tipos de vídeos que você mais assiste e curte. A sua meta deve ser produzir vídeos que apareçam nessa aba, para assim conquistar mais visualizações e seguidores.

Para ajudar você a aumentar as visualizações e as chances de aparecerem na aba #ForYou, consultamos algumas dicas do próprio blog do TikTok.

Em primeiro lugar, a plataforma incentiva os seus usuários a se divertirem enquanto produzem o conteúdo, já que essa é sua proposta e sua linguagem! Em seguida nos fornece algumas dicas pontuais. Segundo o app, o formato que traz mais resultados é com o tempo mínimo de 5 segundos de duração, com o formato vertical.

Legendas que colaboram com o contexto do vídeo também são bem-vindas, assim como o uso de efeitos e sons criativos.

Tenha em mente que os primeiros segundos do seu vídeo são fundamentais para prender a atenção do público, fazendo do tempo a métrica mais importante de se analisar.

Aliás, esse é um fator importante: assim como em outras redes sociais que você usa em sua estratégia, é possível analisar com detalhes o desempenho do seu conteúdo. Ao converter sua conta para uma conta Pro, você passa a ter acesso ao Analytics do aplicativo para verificar os dados de visualizações, seguidores, etc.

Além disso, o TikTok já possui o TikTok for Business, sua plataforma de anúncios.

Confira mais algumas dicas simples para parecer no feed #ForYou:

  • Como em outras redes, usar hashtags é essencial, principalmente ao participar de alguns dos desafios populares do app;
  • Use sempre músicas e sons. Essa é uma plataforma de vídeos e o silêncio somente com uma voz não é muito atrativo;
  • Sua conta não será “penalizada” pela frequência de posts, então mãos à obra;
  • Usar a hashtag For You, ou derivadas, não faz diferença para aparecer nesse feed, segundo o TikTok. Escolha as que têm a ver com o contexto;
  • O seu vídeo pode ficar por dias no #ForYou, dependendo do engajamento que ele conquista. Por isso, o TikTok aconselha a não retirar nada do ar porque ele não fez sucesso de início: isso pode demorar alguns dias. Persista!
  • O TikTok é uma plataforma única e diferente, portanto, conteúdos adaptados de outras redes sociais não trazem resultados.

 

 Dicas de conteúdo que seu cartório pode produzir no TikTok

O slogan do TikTok é: “Real People. Real Videos”. Em português, “Pessoas Reais, Vídeos Reais”. Então, na hora de produzir, tenha isso em mente.

Crie vídeos reais, que gerem empatia e identificação no seu público. Seguindo essa linha, listamos algumas sugestões de conteúdos que você pode usar para começar. Depois, é só usar seu conhecimento e criatividade, contando com a ajuda e participação de toda a sua equipe. Vamos lá:

  • Explique sobre a especialidade do seu cartório: de registro, de notas, enfim, que tipo de situações ele atende;
  • Se apresente. O nome do cartório, onde se localiza, convide para visitar redes sociais onde você pode se alongar mais no conteúdo, como blogs, site, Instagram, canal do YouTube etc;
  • Abuse dos memes e trends para falar do que quiser: direitos e obrigações que o público tem, dicas ou vantagens dos serviços do cartório, entre outros;
  • O forte do app é a dublagem e o uso do storytelling. Simule situações do dia-a-dia de um cartório. Isso gera identificação e entretenimento. Se não tiver pessoas para isso, uma só basta, fazendo o papel de várias. Isso é muito comum nas produções do app;
  • Lembre-se do slogan do TikTok e vença qualquer receio de produzir. Divirta-se, deixe sua equipe livre, e o público perceberá que é natural, interagindo e fazendo perguntas.

Não se preocupe, apenas comece! É hora de mudar a maneira como nos comunicamos, nos manter atualizados e ajudar as pessoas com informações e conteúdos diferentes e leves. O retorno valerá a pena.

Esperamos que este artigo tenha te incentivado. Pronto para começar?

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