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Titular: você sabia que a comunicação interna do cartório é tão importante quanto a boa comunicação com os seus clientes? Neste artigo, vamos explicar os motivos, o conceito de comunicação interna e como melhorar isso na sua serventia!
Quem nunca ouviu a frase “Informação é Poder”?
Muito mais do que um simples ditado, essa é uma verdade em todos os aspectos, seja para nossa vida pessoal, seja para a profissional.
No caso das empresas, inclusive cartórios extrajudiciais, uma equipe bem-informada é o que define o sucesso.
E informação se obtém com uma boa comunicação!
Mas como conquistar isso? Será que basta apenas contratar pessoas que afirmam possuir essa característica?
Na verdade, uma boa comunicação não é algo individual: é uma cultura que deve ser trabalhada em qualquer ambiente de trabalho. E isso é responsabilidade do gestor. Ou seja, no caso deste artigo, falamos do Titular do cartório.
Se você quer entender melhor este tema e aprender como melhorar a comunicação interna da serventia, continue a leitura até o final!
A comunicação interna de uma empresa nada mais é do que a troca de informações entre gestor e equipe sobre TUDO o que diz respeito à empresa.
Isso inclui processos, metas (tanto para médio quanto para longo prazo), comunicados sobre normas, novidades, mudanças, novos funcionários na equipe, períodos de recesso, entre outros.
O ideal é que essa comunicação seja horizontal, ou seja, sem diferenciação entre cargos. Isso porque, assim, as informações fluem melhor, sem margem para equívocos e de forma mais aberta a todos, elevando a integração da equipe.
É muito comum confundir os dois termos ou acreditar que são a mesma coisa, já que ambos são nomes para a comunicação entre empresa e funcionário. Vamos esclarecer agora!
A comunicação interna tem o objetivo de informar a equipe sobre a própria empresa a fim de elevar e melhorar o desempenho, a produtividade e tudo o mais ligado aos processos e atividades do dia a dia.
Ela foca, portanto, em comunicar informações pontuais e objetivas para que a equipe consiga performar da maneira mais eficiente possível.
Já o endomarketing é uma estratégia que pretende, além de fortalecer a marca perante os funcionários, motivá-los e engajá-los.
Aqui, o foco é otimizar os relacionamentos e o clima organizacional. Para isso, são utilizadas ações como confraternizações, happy hour, palestras motivacionais, entre outras.
Você já imaginou, no seu cartório, um cliente chegando para pedir informações e sendo atendido por alguém que não sabe responder e que precisa tirar dúvidas, a todo momento, com outro colega?
Esse é apenas um pequeno, mas muito grave, exemplo das consequências de uma comunicação interna com falhas.
Assim, é inegável que, ao investir na comunicação interna, o Titular do cartório só colhe bons resultados.
Uma equipe bem-informada comete menos erros, sabe informar bem os clientes (aumentando a satisfação do público), é mais produtiva e leva menos tempo para exercer suas atividades, já que todos seguem os mesmos processos, que foram estabelecidos de modo padrão e devidamente comunicados.
Outra vantagem é que todos passam a trabalhar melhor em equipe e o ambiente de trabalho se torna mais feliz.
Fatores prejudiciais para o dia a dia, como fofocas e mal-entendidos, são reduzidos, todos se empenham em prol dos mesmos objetivos, o cartório consegue reter seus talentos e reduzir a rotatividade, e novos membros da equipe são facilmente integrados.
E uma pesquisa realizada pelo McKinsey Global Institute concorda com os benefícios da comunicação interna. O estudo mostrou que, em empresas nas quais a equipe está bem-informada e conectada, a produtividade aumentou de 20 a 25%!
Além disso, segundo relatório da Society for Human Resource Management (SHRM), empresas com até 100 colaboradores podem perder até US$ 420 mil ao ano como consequência de falhas na comunicação interna.
Ou seja, práticas para desenvolver a comunicação interna são um investimento precioso.
Isso é com você, Titular!
Essa tarefa cabe sempre aos líderes e gestores de uma empresa.
Aliás, de acordo com a 7ª edição da Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, que foi publicada em 2023, mais de 70% das empresas, grandes ou pequenas, acreditam que engajar as lideranças como comunicadores é o maior desafio da comunicação interna.
Portanto, se você quer se destacar, procure cursos e treinamentos sobre comunicação interna, gestão de pessoas e tudo relacionado ao assunto!
Vamos à prática?!
A seguir damos algumas dicas para se comunicar bem com a equipe do cartório e garantir os resultados que já citamos aqui. Aproveite!
É importante que, inicialmente, o Titular padronize por escrito e divulgue para todos como funcionam os processos dentro da serventia.
Faça isso também com a descrição do cargo de cada um, para que não haja confusão e desvio de funções.
É fundamental comunicar a toda equipe tudo o que acontece no cartório: conquista de metas, problemas a resolver, mudanças de processos, novos membros da equipe etc.
Mas não é só isso!
No caso dos cartórios, existem muitas atualizações na legislação, mudanças nas leis e em procedimentos para realização das atividades.
O ideal é informar a equipe também sobre essas alterações, para garantir que eles não deixaram nada passar, comprometendo a eficiência dos serviços prestados.
Uma excelente forma de colocar em prática as dicas anteriores é através de e-mail marketing e uma newsletter exclusiva para a equipe do cartório.
Eles podem ser mensais, semanais, quinzenais, enfim, podem ter a frequência que o Titular julgar ser a mais eficaz.
Não se preocupe tanto com formato e design desses materiais: o objetivo aqui é informar e, assim, a simplicidade é até uma vantagem.
Aliás, de acordo com a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, já citada aqui, muitas empresas adotam essa dica.
Segundo suas análises de recorrência dos canais utilizados para a comunicação interna, o e-mail segue como o mais relevante, utilizado em 90% dos casos. E a newsletter é usada em 67% dessas corporações.
Os murais físicos também são extremamente úteis.
Posicione esse mural em uma área utilizada pela equipe para tomar aquele cafezinho ou água: assim, mesmo que não tiverem tempo para abrir o e-mail, eles têm acesso às informações mais importantes, anexadas ali.
Esse canal também é muito usado nas empresas, de acordo com a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna: sua recorrência é de 55%.
Uma alternativa para substituir ou complementar o mural é utilizar um monitor de TV para transmitir recados e informações.
É um recurso que chama bastante a atenção e, inclusive, pode ser posicionado até mesmo para a visualização dos clientes que estão no cartório.
Assim, você se comunica tanto com sua equipe quanto com o público, informando sobre mudanças e horários de atendimentos, documentos para certos serviços, entre outros.
A frequência de uso da TV corporativa nas empresas se equipara, inclusive, à da newsletter, chegando a 67%.
Crie um manual que sirva como um guia rápido de cada função e atividade da serventia. Isso pode ser muito útil, principalmente para novos membros da sua equipe.
Acrescente nele os valores, normas, e até um histórico breve do cartório.
Sua equipe se sentirá, inclusive, mais respeitada e bem-recebida ao ter um material como esse em mãos.
Nem você, Titular, nem sua equipe têm tempo a perder. A comunicação interna precisa ser, portanto, o mais objetiva e clara possível.
Não apenas para otimizar o tempo, mas para que também seja de fácil compreensão, sem possibilidade de equívocos e dúvidas.
E isso vale para reuniões: elas são MUITO importantes para a comunicação e devem ser realizadas, porém, tome o cuidado de não exagerar na frequência.
Já ouviu ou viu o “meme” de que “essa reunião podia ser um e-mail”?
Reuniões sem motivo pontual e que atrasam as demandas estão entre as maiores reclamações de funcionários de empresas de todos os setores.
Portanto, seja simples para ser eficiente!
Usar o famoso WhatsApp para divulgar informações e recados é ótimo, uma vez que todos já conhecem a ferramenta.
A sua utilização em empresas também é muito comum, sendo que, no último ano, cresceu de 84% para 91%.
É preciso estar aberto a ouvir sua equipe para que a comunicação interna flua. Afinal, conversar é falar, mas também ouvir.
Alguns membros do time podem ter receio de comunicar alguma insatisfação, ou mesmo alguma ideia, para seu gestor.
Assim, uma caixinha de sugestões é uma ótima opção para que eles possam se expressar, de maneira anônima, contribuindo para a rotina do cartório.
Possuir um método para avaliar o clima do ambiente de trabalho é essencial para criar suas estratégias de comunicação interna.
Para isso, você pode criar um formulário de perguntas simples no próprio Google, por exemplo.
Questione o nível de satisfação relacionado às ferramentas disponíveis para trabalhar, relacionamento entre colegas e, também, em relação a feedbacks, sentimento de reconhecimento e o que mais considerar relevante.
Inclusive, deixe um espaço aberto para que cada membro do time possa se expressar com mais liberdade sobre qualquer fator que deseje.
Você sabia que profissionais podem ser classificados em 4 grupos?
São eles: executores, comunicadores, analistas e planejadores.
Analisar e conhecer o perfil de cada membro da sua equipe é valioso, porque assim você pode descobrir quais os melhores métodos e linguagens para se comunicar com eles e ser devidamente compreendido.
Comunicação é a chave para o sucesso de qualquer relacionamento, inclusive os relacionamentos profissionais.
Portanto, caso ainda não esteja se empenhando para otimizar a comunicação interna no cartório, chegou a hora de fazer isso e começar 2024 mudando a serventia para melhor!
Dê o primeiro passo compartilhando este conteúdo com a sua equipe!