O fracasso nosso de cada dia

O fracasso nosso de cada dia

26 de dezembro de 2017
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 6 minuto(s)

Antes de qualquer asserção sobre o tema, é importante e fundamental considerar que o Fracasso é parte inevitável da vida, portanto, de todos nós. É a vida tal como ela é. Você planeja sua lua de mel com seu príncipe encantado (ou princesa) em uma bela viagem mas, de repente chove, você percebe que o amor de sua vida ronca, que tem defeitos insuportáveis etc…

Percebemos que o mundo por si mesmo tem suas contingências pelos quais, muitas vezes não resta muita coisa a fazer, porém, podemos ADMINISTRAR muitas destas situações “aparentemente” adversas.

Evitamos o fracasso, desejamos a vida perfeita, buscamos uma vida PREVISÍVEL, uma vida pelo qual elimine ou atenue a dor e os problemas de viver. Não é difícil encontrar frases do tipo “quando ganhar na loteria estarei plenamente feliz”, “quando meus filhos se formarem minha vida estará completa”…

Neste mundo hiperconectado, virtual, veloz, há uma SUPERVALORIZAÇÃO e SUPERESPOSIÇÃO do sucesso em detrimento ao fracasso, assim, o sucesso é visto sempre com glamour e prazer, objeto do desejo; a impressão é de que TEMOS que ser bem sucedidos SEMPRE. Há aqui uma falsa idéia da obtenção do sucesso com algo fácil, rápido e acessível sem muito esforço e dedicação.

Nos dias atuais vive-se com a sombra do MEDO DO FRACASSO. Mas, por quais motivos? Vários ! dentre eles os mais comuns:

• Quando temos EXPECTATIVAS IRREALISTAS da vida, quando aspiramos o sucesso na primeira tentativa e ao falhar, damos como fracassados e não tentamos mais. Se por exemplo, a garota desejada não retribui com um “sim”, se não conseguimos aquela promoção tão almejada, se não conseguimos passar em um exame, dizemos a nós mesmos que somos fracassados e que não adianta mais tentar ou mudar o curso (atitude) das coisas…

• Quando pensamos que para ter sucesso temos que ser PERFEITOS daí execramos qualquer possibilidade de fracasso de acordo com a seguinte lógica: “para ser bem sucedido não pode haver falhas” ou ainda: “erros são maus, se eu errar serei inadequado, fracassado e todos irão me julgar como perdedor e fraco”. Assim a pessoa somente irá fazer algo de fato quando for PERFEITO, sem margem de erros, portanto, NUNCA!

• Outro fator que ocorre o medo do fracasso é quando se tem BAIXA AUTO ESTIMA, a pessoa fica muito afetada com as situações da vida e na primeira dificuldade ou incerteza, angustia-se, entrega-se à instabilidade emocional. Torna-se ainda vulnerável ao excesso de álcool, drogas, picos de ansiedade. Quando a auto estima se eleva, o indivíduo tende a reagir mais assertivamente na vida, a enfrentar os problemas com mais realismo e energia conduzindo a melhores resultados. Deve-se pois, cuidar muito bem da Auto Estima!

Que fazer então com o FRACASSO?

A primeira coisa a fazer é: NADA. Sim, a primeira atitude é simplesmente aceitar o fracasso, entender que ele é tão comum e parte integrante de nossa vida quanto a água que bebemos todo dia! O fracasso faz parte de tudo que vivemos, fracassamos todos os dias e muito! Precisamos entender que o fracasso é aliado do sucesso e não seu inimigo, pois, ele nos AVISA quando estamos a persistir em caminhos inadequados ou ainda, quando nossas atitudes estão em descompasso com nossas metas e objetivos ou mesmo, quando estamos em dissonância com nossa própria vida! É, pois, um termômetro!

Deve-se compreender que: ÀS VEZES VAMOS FALHAR MESMO! cometemos erros (porém, temos a capacidade de aprender) nos enganamos (porém temos a capacidade de encontrar uma outra saída ou alternativa), caímos (porém temos a capacidade de levantarmos). Às vezes você vai fracassar por suas atitudes serem incompatíveis com seus planos, outras vezes, com as circunstancias da própria vida, o mais importante é, não culpe-se por isso, nem tão pouco a vida, ache um novo caminho e persista! O Fracasso permite que você tenha excelentes experiências que o conduzirão a mudança de atitudes, novas rotas etc.

Para finalizar, é muito difícil obter sucesso o tempo todo, toda hora, aliás, acredito que ninguém é bem sucedido sempre e as primeiras tentativas de sucesso em um plano são praticamente – apenas tentativas – sem nenhum resultado expressivo.

O medo paralisa, deixa você estático à mercê das vicissitudes da vida, portanto, tenha ATITUDE pois a vida é aquilo que acontece lá fora enquanto ficamos lambendo nossos feridas e lamentado de nossos infortúnios…

Afinal, pergunte-se: “o que teria acontecido se eu tivesse tentado fazer o que queria fazer?”

 

Autor: Ricardo Domingos
Profissional com forte vivência Executiva em todos os subsistemas de Gestão de Pessoas e Processos em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos ramos de atividade como Tecnologia, Softwares, Químico, Alimentos, Agrícola, Varejo, Metalúrgica, Serviço, Logística, Bebidas, Concessionárias, dentre outras. Formado em Psicologia, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Fundace USP-RP é Diretor da Futura Capital Humano atuando em projetos de consultoria e assessoria para Desenvolvimento Humano / Organizacional, Coaching, Headhunter, Trainner, Assessment de Competências, Planejamento Estratégico. Atua ainda, como professor universitário e com projetos de Reestruturação Empresarial e Recuperação Judicial.

Compartilhe: