A capacidade realizadora

A capacidade realizadora

26 de dezembro de 2017
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 4 minuto(s)

A questão do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO nas empresas rende inúmeros artigos, textos em revistas, livros de “grosso calibre”, além de intermináveis discussões e estudos no meio acadêmico. Apesar de tudo isso, por incrível que pareça, há um sintoma muito comum: empresas investem tempo, energia e dinheiro formatando primorosos e brilhantes planos estratégicos, porém, não conseguem “executá-los” de maneira correta (ou coerente) a fim de atingir os resultados desejados. Estabelecer a equação mais apropriada entre a “teoria” e “prática” parece ser o ponto nevrálgico entre o ideal e a realidade vivida.

O papel do líder, enquanto catalisador da estratégia às práticas, acompanhamento e execução, torna-se uma figura de teor controverso na tênue linha das justificativas e dos resultados de fato, obtidos. É justamente neste contexto que entra a figura do “REALIZADOR”, aquele que tem fortes HABILIDADES em prever tendências, planejar, executar e acompanhar os resultados obtidos frequentemente.

“O problema é que as pessoas ‘pensam a execução como o lado tático do negócio, algo que os líderes delegam para se concentrar em algo que consideram mais importante.”

O LÍDER REALIZADOR é aquele que cristaliza a estratégia em poucas palavras, que define com propriedade e CLAREZA os objetivos para a equipe concentrando-se no que realmente importa ! Ao invés de ter 20 metas, assume 5 focando na qualidade das mesmas. Trabalha rápido corrigindo distorções na equipe e está sempre “plugado” nos acontecimentos e transformações do mundo, antevendo inclusive, o futuro.

Ram Charan (especialista indiano de estratégia e negócios, inovação – foi CEO na GE, Dupont, Novartis, Home Depot, 3M, Verzion, dentre outras), no qual, baseio-me como referência para redigir este texto, oferece algumas dicas de como se tornar um LÍDER REALIZADOR. Vejamos o que diz Ram Charan:

1) Tenha atitude: as pessoas devem saber de seu comprometimento
2) Construa uma relação de confiança com seus interlocutores
3) Mesmo nas discordâncias tente entender o ponto de vista dos outros
4) Lembre-se que toda reunião deve ser finalizada com um resultado claro ou com distribuição de tarefas definidas
5) Selecione as metas certas ! Não se preocupe com a quantidade e sim com a qualidade dessas metas
6) Depois de definida a estratégia, não se esqueça de acompanhar cada ação
7) Defina os marcos de realização de forma clara
8) Faça uma revisão de estratégia a cada 3 meses
9) Monte uma equipe de trabalho adequada
10) Tenha agilidade para corrigir erros de rota.

…por fim vale lembrar duas coisas:

1) que, a cultura da empresa é reflexo do comportamento dos líderes e,
2) a diferença entre uma empresa e sua concorrente é a cada vez mais, a CAPACIDADE DE EXECUTAR.

 

Autor: Ricardo Domingos
Profissional com forte vivência Executiva em todos os subsistemas de Gestão de Pessoas e Processos em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos ramos de atividade como Tecnologia, Softwares, Químico, Alimentos, Agrícola, Varejo, Metalúrgica, Serviço, Logística, Bebidas, Concessionárias, dentre outras. Formado em Psicologia, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Fundace USP-RP é Diretor da Futura Capital Humano atuando em projetos de consultoria e assessoria para Desenvolvimento Humano / Organizacional, Coaching, Headhunter, Trainner, Assessment de Competências, Planejamento Estratégico. Atua ainda, como professor universitário e com projetos de Reestruturação Empresarial e Recuperação Judicial.

 

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