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Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais necessárias para que os cartórios consigam garantir eficiência nos serviços prestados à comunidade. Então, se você é Titular e acredita que seu time precisa melhorar nesse quesito, está no lugar certo: continue a leitura e aprenda o que fazer!
“Você gosta de trabalhar em equipe?”
Provavelmente esta é a pergunta mais realizada por recrutadores.
À primeira vista, atuar em conjunto parece ser uma tarefa simples. Mas pode ser um fator desafiador para os gestores.
Afinal, relacionamentos são complexos, porque as pessoas são complexas.
Existem conflitos de geração, valores que se divergem, competitividade que passa da linha do saudável, entre outras questões, que podem entrar no caminho de um trabalho que precisaria de ajuda mútua.
E isso NÃO pode acontecer dentro de um cartório!
Se a sua equipe não consegue trabalhar em conjunto, com harmonia e assertividade, atrasos podem acontecer, assim como graves erros, que se refletem na insatisfação do público, e em resultados negativos para a serventia.
Mas não se preocupe: neste artigo, vamos explicar melhor o que significa saber trabalhar em equipe, seus benefícios e, também, vamos listar algumas dicas para estimular esse comportamento valioso no seu ambiente de trabalho.
Leia até o final: transformar a rotina da sua equipe também transformará seu cartório em um local de sucesso!
Você pode ter selecionado as pessoas mais competentes e capacitadas para atuar em seu cartório.
Porém, isso de nada adianta se esses profissionais trabalham individualmente.
Podemos fazer uma analogia com o próprio corpo humano: o coração pode estar funcionando, mas se um rim paralisa, não há saúde, e todo o corpo sente.
Pense ainda em um trabalho de uma agência de publicidade.
Você pode passar por um outdoor e se encantar com a arte. Mas, se o texto contém erros gramaticais, além de o encanto se quebrar, a credibilidade da empresa fica comprometida.
No cartório, por exemplo, o trabalho solicitado pode ser feito com total eficácia. Mas se o atendimento falha, tudo falhará igualmente.
Assim, trabalhar em equipe significa que todos os membros de um time conseguem interagir para garantir o sucesso final do trabalho.
Existe cooperação em prol de um objetivo em comum. E a firme crença de que, quando uma pessoa é bem-sucedida, todos também o são.
Não é à toa que mais de 60% dos empresários de pequenas empresas da América Latina dizem que o trabalho em equipe é o que mais valorizam, segundo pesquisa da PageGroup.
A boa notícia é que, mesmo se seu time ainda não sabe fazer isso da melhor forma, pode aprender com facilidade.
Isso porque nós, seres humanos, somos naturalmente sociáveis.
Aristóteles já disse uma vez: “O ser humano é um sujeito social que, por sua natureza, precisa pertencer a uma coletividade”.
Um grupo que trabalha em perfeita sintonia pode evitar enormes prejuízos ao cartório.
Essa habilidade evita retrabalhos, falta de produtividade, ambiente de trabalho tóxico, rotatividade de funcionários e diversas outras dores de cabeça para o Titular.
Mas, quando existe esforço em conjunto, também existem trocas de ideias, otimização do tempo, aprendizado, organização, desenvolvimento de novas habilidades e motivação.
Além disso, o trabalho em grupo estimula inovações, já que todos os profissionais sentem o apoio de seus colegas e confiam nele, aliviando receios ou medos em assumir riscos ou tentar novas estratégias.
E isso é muito importante para o dia a dia da serventia.
Mas agora é hora de colocar isso em prática: confira as dicas práticas que separamos para você!
Seu cartório pode, e deve, possuir metas para um certo período específico, mas apenas isso não basta.
É preciso definir um propósito, uma meta, um motivo maior para a existência da serventia, uma razão para que todos os que trabalham ali acordem pela manhã.
Isso pode ser auxiliar as pessoas. Melhorar a vida da população. Tornar momentos importantes mais tranquilos.
Defina isso e incorpore na cultura do cartório para que todos se norteiem por esse valor.
Se a equipe não souber em que direção navegar, cada um vai para um lado, e nada será alcançado, por isso essa dica é tão importante.
Além de definir, e com detalhes, deixe registrado e acessível a todos quais são as responsabilidades de cada um, bem como as etapas de cada processo.
O trabalho em grupo ganha com essa atitude porque, assim, fica muito mais difícil acontecerem erros e situações desagradáveis, como uma tarefa esquecida, colegas culpando uns aos outros por algo que não foi feito, ou que foi feito duas vezes, por exemplo.
Quando todos têm consciência do que cada um precisa fazer, não há confusões e todos se sentem mais confiantes, sabendo que seu trabalho não será prejudicado por algo inesperado.
Cada pessoa é única e possui talentos próprios e específicos que auxiliarão todo o grupo a obter sucesso no trabalho.
Por isso, cabe ao Titular incentivar esses talentos.
Além de oferecer cursos e treinamentos sobre os serviços extrajudiciais, ofereça também aqueles que trabalhem com comunicação não violenta, atendimento humanizado, inteligência emocional, soluções criativas e outros.
É importante conhecer a sua equipe para identificar as habilidades de cada um.
Dessa maneira, você poderá delegar as tarefas que mais fazem sentido com essas habilidades e elevar o nível do trabalho feito.
A competitividade pode ser saudável. Até certo ponto.
Caso o gestor estimule isso além da conta, a possibilidade de um trabalho em equipe saudável e eficiente pode simplesmente sumir.
Profissionais muito competitivos podem acabar acreditando que precisam se destacar a qualquer custo e, para fazer isso, acabam recorrendo a métodos menos éticos, como identificar um erro que o colega está cometendo e não o avisar, fazendo com que todo o cartório saia prejudicado.
Por isso, nossa sugestão é evitar a disputa interna e elevar a sensação de pertencimento.
Um bom líder sabe ouvir sua equipe, é acessível e está sempre presente no cartório.
Ele ajuda todos os que precisam, oferece suporte, entende limites e organiza o que for necessário para que todo o trabalho flua melhor e para que a equipe possa atuar com eficiência e tranquilidade.
Ou seja, um bom líder é o próprio modelo de alguém que sabe trabalhar em equipe: seja assim e será a inspiração para todo o seu time.
Lembra quando falamos sobre cada pessoa ser única e possuir habilidades próprias?
Quando a comunicação entre a equipe é eficiente, os profissionais compartilham seus conhecimentos com os demais, trocam informações e, assim, acabam por transformar seus colegas em profissionais melhores.
Além disso, o diálogo é uma excelente forma de criar laços, o que é essencial para o trabalho em equipe.
Afinal, ficamos mais dispostos a colaborar com aqueles de quem gostamos, não é?
Sabia que um ambiente de trabalho onde existe empatia entre as pessoas ganha mais engajamento entre a equipe, eleva a produtividade e até a lealdade entre colegas?
É o que afirma o relatório Empathy Monitor, publicado pela Businessolver.
E a empatia gera mais vantagens!
A mesma pesquisa revelou que, onde há empatia, 77% dos funcionários se sentem mais dispostos a trabalhar horas a mais, e 92% dos profissionais de RH dizem que a empatia retém talentos.
Segundo artigo publicado na Harvard Business Review, além da cooperação e troca de informações entre si, a equipe se sente mais motivada a trabalhar em grupo quando se sente valorizada pelos seus esforços.
Receber o devido reconhecimento no trabalho também evita a rotatividade de funcionários, que é algo que prejudica muito o trabalho em equipe, uma vez que os colegas perdem uma pessoa que já fazia parte da rotina.
E, claro, educar um novo funcionário dentro das culturas e processos do cartório toma um tempo valioso de todos os que atuam ali.
Este artigo do nosso blog pode te ajudar a entender mais sobre este tópico: não deixe de conferir.
Uma prática muito interessante para adotar no seu cartório é a criação de dinâmicas para receber profissionais recém-chegados.
Trata-se de uma série de atividades, como apresentar a visão, a missão e os valores da serventia, realizar um tour pelo ambiente de trabalho, apresentar os colegas, realizar uma conversa com toda a equipe para apresentar o novo colega, entre outras.
Isso fará com que o novo membro do time se sinta acolhido e tenha uma adaptação mais ágil e agradável à cultura e rotinas do cartório.
“A união faz a força” não é apenas um ditado clichê, repetido à exaustão.
É uma realidade para as empresas e, também, para a qualidade da nossa vida em todos os aspectos.
Por isso, esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a adotar nossas dicas em seu cartório para conquistar uma equipe mais unida, eficiente e feliz.
Comece compartilhando este artigo com seu time!