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Muito além de ser uma plataforma apenas para postar as famosas “dancinhas”, o TikTok possui um grande potencial para elevar a imagem e os resultados do seu cartório. Neste artigo, você aprende como isso é possível e, também, como começar suas postagens. Aproveite as dicas!
Mesmo que você não seja um usuário do TikTok, com certeza já ouviu falar dessa plataforma que está cada vez mais popular no Brasil e no mundo.
Por aqui, o TikTok “explodiu” em 2020, ano da pandemia. E não parou de crescer!
Apesar de tanta popularidade, a plataforma sofre com alguns preconceitos por parte do público mais velho, como a crença de ser uma rede “só de dancinhas”.
É claro que as dancinhas ainda estão lá, mas os conteúdos presentes no TikTok surpreendem por sua variedade de formatos e temas, que chegam a ser bastante aprofundados, até mesmo para vídeos de 60 segundos.
Aliás, os perfis de usuários também se ampliaram, não sendo mais apenas de adolescentes!
Dados da Cuponation mostram que 45,7% das pessoas maiores de 18 anos no Brasil usam essa rede social, sendo que 41% possuem entre 16 e 24 anos de idade.
Um ranking da DataReportal reforça essa informação, afirmando que o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18, ou mais, anos.
Analisando esse cenário fica evidente que o TikTok pode ser valioso para as serventias extrajudiciais, afinal, elas atendem todos os tipos de pessoas todos os dias, assim como essa plataforma.
Sendo assim, neste artigo vamos dar mais detalhes sobre por que seu cartório deveria ter um perfil no TikTok e como começar a postar: boa leitura!
Possuir um perfil ativo no TikTok pode trazer inúmeras vantagens para seu cartório, como torná-lo mais conhecido, mais confiável e ainda melhorar MUITO a imagem da serventia.
Mas como? Vamos a alguns fatos!
O TikTok é conhecido como uma plataforma de entretenimento. Mas, aos poucos, isso está mudando.
Inclusive, algo inédito está ocorrendo: o Google vem perdendo espaço para o TikTok como uma ferramenta de busca.
Isso acontece porque os usuários (de qualquer plataforma) tendem a confiar mais em depoimentos de “pessoas reais”, que dão sua opinião sobre produtos, empresas e serviços.
O fato de o formato ágil e em vídeo ser o preferido dos internautas também tem a ver com isso.
Não é à toa que o Instagram criou o Reels, com a mesma proposta do TikTok.
Portanto, se alguém possui uma dúvida relacionada a serviços cartorários, principalmente jovens que precisam desses serviços pela primeira vez, é no TikTok que procurarão orientações.
E você precisa estar lá, para responder!
Basta verificar no próprio aplicativo como estão as buscas do usuário para ver que isso é uma realidade.
Por exemplo, até o momento em que este artigo está sendo escrito, as buscas pelas hashtags relacionadas são:
#cartorios: 3.8M visualizações;
#cartório: 5.2M visualizações;
#cartórios: 779.7k visualizações.
E lembra que falamos sobre melhorar a imagem do cartório?
75% dos usuários da plataforma creem que ela aproxima pessoas de empresas, segundo pesquisa do TikTok Brasil.
Ou seja, é uma excelente oportunidade de fazer o seu cartório ser visto como um local acessível e solícito, ao invés daquela velha imagem de ser um lugar cheio de burocracias e difícil de lidar.
Aqui no blog da Siplan, já falamos várias vezes sobre a importância do atendimento ágil e de qualidade.
Pensando nisso, se você está no TikTok e cria conteúdos informativos sobre os serviços prestados, as pessoas se sentirão à vontade para enviar dúvidas.
Respondendo aos seus seguidores, além de elevar a confiança no cartório, você já realiza um atendimento on-line, aumentando a satisfação de clientes e diminuindo filas no ambiente físico da serventia.
Muito bem, agora que você já entendeu melhor sobre o potencial do TikTok, vamos a algumas dicas práticas voltadas para os cartórios extrajudiciais.
Antes de começar a criar conteúdo, pense nos tipos de informações que deseja passar e qual será o estilo dos vídeos criados.
Para isso, primeiro defina a mensagem central do seu perfil.
Essa mensagem pode ser a de que seu cartório está à disposição, é acessível, ou é uma fonte de informações a se consultar.
É claro que você pode passar todas essas mensagens, e outras, mas escolher UMA para ser a principal é a melhor estratégia para conquistar os resultados que busca.
A seguir, defina seu estilo. Alguns perfis podem ser mais sérios, totalmente informativos. Outros podem preferir usar do bom humor.
Inclusive, já afirmamos que o TikTok é conhecido por oferecer entretenimento. Apesar de isso estar mudando, ainda é verdade que as pessoas buscam o app para se animarem, segundo estudo.
Então, você pode sim usar de conteúdos mais descontraídos, enquanto informa.
Hoje existem diversos perfis de tiktokers que trabalham em cartório e produzem conteúdos de humor, com situações da rotina da serventia, como o @o_cara_do_cartorio, por exemplo, que hoje conta com 248.2K de seguidores.
Após definir seu estilo, pesquise pelas tendências do TikTok para produzir conteúdo dentro delas.
Existem inúmeros perfis no próprio app que ajudam usuários a terem sucesso nas publicações, mostrando as tendências a seguir. Elas são essenciais para que o TikTok entregue seus vídeos na página “For You”, onde sugestões da plataforma são exibidas.
Agora você pode botar a mão na massa.
Há muitos tipos de conteúdo que você pode criar na plataforma. Para você se guiar agora no início, sugerimos pensar nessas estruturas:
No começo deste artigo, contamos para você como o TikTok tem sido usado como ferramenta de busca atualmente, lembra?
É por isso que as hashtags certas são importantes: para que o público encontre seus vídeos.
Então, pesquise sobre palavras-chave e hashtags dentro dos temas dos seus conteúdos.
Essas palavras-chave também precisam estar nas legendas dos posts. Porém não crie textos longos, afinal, a plataforma foca em vídeos.
A música é um dos fatores mais importantes para conquistar o sucesso no TikTok.
Tanto que a própria indústria musical mundial está sendo afetada. Artistas do mundo todo estão criando músicas específicas para serem compartilhadas na plataforma.
Uma prática comum entre eles é postar vídeos com trechos de músicas inéditas, às vezes até mesmo na íntegra, e eles têm conquistado muita visibilidade com isso.
Inclusive, sabia que o app tem quase o dobro de usuários que o próprio Spotify?
As músicas são usadas em “trends”, desafios e qualquer outro tipo de conteúdo no TikTok, portanto usar as músicas que estão em alta no momento é essencial para aumentar o seu alcance.
Basta usá-las de fundo em seus vídeos.
Mas é preciso ficar atento, porque essas músicas mudam com muita frequência.
Para saber quais são as músicas mais populares é muito fácil: basta pesquisar na aba “descobrir” do próprio TikTok.
Como já dissemos, existem perfis diversos criando conteúdo no TikTok.
Você pode procurar creators da sua cidade ou região, como advogados e professores, e propor uma criação conjunta de conteúdo.
Um especialista em Direito Notarial e Registral pode participar nos vídeos de cortes que sugerimos anteriormente, por exemplo.
Vídeos pessoais, que despertem identificação no público, é o que mais faz sucesso na plataforma.
Então, ninguém melhor do que as pessoas que trabalham com o atendimento no seu cartório para falar com os usuários.
Envolva sua equipe no plano criativo, que citamos antes, e também nas gravações.
Isso demandará um planejamento mais atento acerca das atividades de todos: sabemos que tempo é algo valioso. Mas valerá a pena, com certeza.
Bom, como comentamos aqui, informar é uma boa estratégia para cartórios.
Mas cada cartório é diferente!
Por isso, ao escolher quais informações compartilhar, pense no seu tipo de cartório, quais serviços você oferece e quais são as principais dúvidas do seu público atual.
Levando tudo isso em conta, você descobrirá quais assuntos seus clientes mais têm interesse em consumir.
E não tenha medo de testar!
Se um tema não conseguiu muito alcance, likes e interações, teste outro assunto. Teste outra música. Mude as hashtags. Mas continue produzindo.
Além das músicas e hashtags, a frequência das postagens também influencia o algoritmo do TikTok!
A recomendação é postar de 1 a 3 vezes por dia.
Porém, não deixe que a quantidade comprometa a qualidade do conteúdo, porque essa frequência, apesar de recomendada, não é uma regra!
É preciso lembrar que, quando falamos sobre sua presença no TikTok, não queremos dizer que seu objetivo deve ser se tornar um perfil extremamente famoso dentro da rede.
Até porque cartórios não podem fazer anúncios e criar conteúdo patrocinado sobre seus serviços de maneira comercial, publicitária, para conquistar clientes.
O objetivo aqui é aumentar sua visibilidade para que seu público o encontre e, principalmente, é AJUDAR as pessoas e a sociedade com suas informações, tornando os serviços extrajudiciais mais acessíveis.
Por isso, não se assuste com a sugestão de frequências de posts. Poste o quanto puder, respeitando os horários da sua equipe e os seus!
Só de estar em uma plataforma tão popular, você verá a diferença.
E aí, se inspirou para começar mais uma estratégia pelos resultados do seu cartório? Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo.
Se você gostou, não se esqueça de compartilhar com sua equipe e colegas que também possam se interessar pelo tema.