7 dicas para seu cartório fazer sucesso no Instagram

7 dicas para seu cartório fazer sucesso no Instagram

16 de agosto de 2023
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 13 minuto(s)

Titular: o seu cartório já está no Instagram? A rede social segue como uma das mais populares no Brasil e no mundo e tem imenso potencial para fazer com que a serventia seja vista – e procurada – pelo seu público! Por isso, neste artigo vamos explicar quais atitudes você deve tomar para tirar o maior proveito desse app. Aproveite!

 

Pode até parecer batido, hoje em dia, falar sobre a importância de estar presente nas redes sociais, não é?

Mas talvez você acredite que isso não seja uma verdade para os cartórios extrajudiciais, o que é um equívoco!

Como já explicamos em outro artigo aqui no Blog da Siplan, participar das redes é uma excelente oportunidade de melhorar os resultados de QUALQUER tipo de negócio.

Principalmente quando falamos do Instagram, que ultrapassou mais de 1 bilhão de usuários.

Ou seja, mesmo que essa rede já tenha completado seus 13 anos de existência em 2023, continua popular entre pessoas de todos os perfis.

O que é perfeito para os cartórios, que também atendem a um público variado todos os dias e, assim, podem usufruir muito das vantagens que o Instagram oferece.

Postando conteúdos no Instagram, a serventia pode melhorar e fortalecer sua imagem para as pessoas, informar seus seguidores, conquistando a confiança deles, otimizar o seu atendimento, conhecer o seu público-alvo e suas necessidades, e muito mais!

Porém, não basta criar um perfil de qualquer maneira e sair postando qualquer coisa: é importante conhecer e aplicar algumas atitudes para garantir que a rede entregue suas postagens e você obtenha o sucesso.

Por isso, mesmo se você já possui sua conta no Instagram, não deixe de ler este artigo até o final para saber como melhorar!

Vamos às dicas?

 

1.    Defina o seu perfil no Instagram como profissional

 

Isso pode parecer mero detalhe, mas faz toda a diferença no seu crescimento dentro do Instagram!

Fazendo isso, você tem acesso a ferramentas de análises valiosas que a própria rede social oferece, com estatísticas importantes como o alcance e impressões dos seus posts, as atividades dos seus seguidores, visualizações dos vídeos, cliques, entre outras.

Com isso em mãos, você pode avaliar se seus conteúdos estão dando certo, ou se precisa alterar os temas abordados, por exemplo.

Transformar o seu perfil em profissional é bem fácil, olhe só:

  • Primeiro, abra o aplicativo do Instagram e o perfil do seu cartório;
  • Localize e abra o ícone das três linhas horizontais, que fica no canto superior direito;
  • Agora, abra o campo “Configurações e privacidade”;
  • Ali, você deve acessar “Tipo e ferramentas da conta”;
  • Pronto, agora é só clicar em “Mudar para conta profissional”, depois em “Continuar”;
  • Depois disso, basta escolher e selecionar a categoria que representa o seu cartório na lista fornecida pelo app e concluir.

Simples, não é?

 

2.    Capriche na sua bio

 

A bio do Instagram é a vitrine do seu perfil e nela é preciso adicionar as informações mais importantes do seu cartório.

Lembre-se de colocar o nome e o segmento do cartório, site, outras redes e link e/ou informações de contato.

O campo da bio é um espaço pequeno, portanto, você pode utilizar ferramentas que permitam, em um único link, exibir múltiplos outros, como o Linktree.

 

3.    Conheça muito bem o seu público

 

Para ter sucesso no Instagram, e em qualquer outra estratégia de comunicação e marketing, conhecer o seu público em detalhes é obrigatório.

Afinal, o que você postar precisa ser relevante para as pessoas que você quer alcançar.

Sabemos que os cartórios atendem a perfis muito diversos, mas você ainda pode definir e segmentar as pessoas que mais precisarão dos serviços da sua serventia.

Para isso, leve em conta a localização e o segmento do seu cartório.

Ah, e lembra que falamos da importância de definir o seu perfil como profissional?

Entre os dados que você pode acessar para analisar, o Instagram também exibe o gênero, idade, país e localidade dos seus seguidores.

Assim, você consegue entender e definir o seu público-alvo para conversar com ele de modo mais assertivo e, dessa forma, atender melhor às necessidades dele e elevar o seu sucesso na rede.

Conhecer o seu público-alvo também é útil, caso você decida criar posts patrocinados para divulgar algo específico, como uma live, por exemplo, porque assim o alcance aumentará para quem for mais interessante para seus objetivos.

 

4.    NUNCA quebre os termos e condições do Instagram

 

O Instagram pune severamente quem quebra suas regras.

Ele pode parar de entregar seu conteúdo, diminuir o seu alcance e até mesmo suspender a sua conta.

Uma das práticas mais comuns e mais prejudiciais é comprar pacotes de seguidores.

Isso de nada adianta, já que esses seguidores jamais irão interagir com o seu perfil e não possuem interesse em consumir seus conteúdos.

Outra coisa que você não deve fazer é comprar um perfil que já possua muitos seguidores, para em seguida mudar o nome da página.

Simplesmente as pessoas vão deixar de seguir a página e você conquistará uma péssima reputação.

 

5.    Atenção para a legislação!

 

Tudo bem, o Instagram é vantajoso para todas as empresas.

Porém, os cartórios extrajudiciais precisam tomar alguns cuidados no que diz respeito às suas regras para publicidade.

Você não pode criar anúncios divulgando promoções no seu cartório, por exemplo, como fariam outros empreendimentos, já que os valores cobrados pelos serviços são tabelados.

É preciso se atentar também para que suas postagens sejam sempre éticas.

Por exemplo, não comunique posicionamentos, comparações e críticas a concorrentes, a fim de manipular e captar seu público.

Os canais das serventias devem existir APENAS para informar a sociedade sobre seus serviços e procedimentos.

O que não é nenhum problema, afinal, é isso que as pessoas buscam, e é isso que fará o seu perfil crescer.

 

6.    Treine sua equipe

 

Como Titular, é quase inviável dar conta de cuidar do perfil da serventia sozinho.

Aconselhamos você, portanto, a possuir uma equipe que entenda bem do assunto ou que, se não for possível contar com pessoas apenas para isso, possam te auxiliar.

Já que sua equipe tem contato direto com os clientes e entende dos serviços prestados, poderá ser uma excelente aliada para criação de conteúdo.

Isso porque os membros do seu time já conhecem muito das principais dúvidas de quem passa pelo seu cartório, assim, podem criar posts informativos e simples, como uma lista de documentos necessários para cada serviço, por exemplo.

Mas é interessante também, se possível, fornecer um curso sobre marketing e redes sociais.

Que tal selecionar um membro do seu time para se dedicar a isso e auxiliar você no uso do aplicativo?

Assim, ele poderá agendar postagens, analisar as métricas, criar anúncios e economizar seu tempo e do restante da equipe.

 

Só uma equipe sempre atualizada pode ajudar o seu cartório a fazer sucesso no mundo on-line e off-line: então, conheça os cursos da Academia SPCM, maior e mais completa plataforma EAD em Direito Notarial e Registral!

 

7.    Crie uma boa estratégia

 

Agora, vamos falar do tema mais importante deste artigo: estratégia.

Nesta dica, precisamos abordar diversos tópicos acerca de conteúdo para que você consiga planejar e executar uma excelente estratégia de comunicação e obter sucesso no Instagram. Confira:

  • Crie conteúdos RELEVANTES

As pessoas ainda possuem muitas dúvidas e dificuldades a respeito dos serviços prestados pelos cartórios.

Resolva esse problema: pense em formas inovadoras e divertidas de instruir a sociedade.

Publique para que serve cada segmento de cartório, pense nos serviços mais procurados e crie tutoriais sobre eles, divulgue novidades, como serviços que podem ser realizados de forma on-line etc.

  • Pense no formato

O Instagram é uma rede social criada para ser acessada principalmente por celulares.

Leve isso em conta, priorizando formatos verticais para vídeos e tomando cuidado para não exagerar na quantidade de textos.

Outro ponto sobre formatos é que o Instagram possui diversas opções: vídeos, posts para o feed, stories, reels, IGTV, lives e carrosséis.

Você pode, e deve, variar os formatos!

Cada um favorece um tipo de informação.

Carrosséis são excelentes para colocar informações mais extensas em imagens e tornar essas informações mais atraentes e fluidas de se ler, por exemplo.

Os posts para feed são mais importantes para informações mais pontuais e objetivas.

Stories são excelentes para promover interação: você pode postar ali caixas de perguntas, enquetes, testes… Use a criatividade para elevar o seu alcance.

  • Os tais algoritmos

Falando em alcance, é hora de abordar os famosos algoritmos.

Eles são os fatores que o Instagram leva em conta na hora de distribuir suas postagens para os usuários.

Você já deve ter ouvido falar muito deles, e o que mais se diz é que o Instagram está sempre se atualizando.

Mas não se preocupe: você não precisa estar sempre por dentro de 100% de todas as tendências para se dar bem.

Porque, no final, uma coisa não muda. O Instagram sempre entrega os conteúdos que julga que os usuários mais gostam, verificando o engajamento.

Portanto, a dica de criar posts com temas relevantes ainda é a coisa mais importante que você deve fazer.

  • Crie CTAs

Certo, a relevância dos temas é essencial, mas, como citado, é através do engajamento do público que o Instagram confere se essa relevância existe ou não.

Por isso, sempre adicione CTAs (Call to Action, ou chamada para ação, em português) no seu conteúdo.

Alguns exemplos simples são:

“Gostou deste post? Curta e compartilhe!”

“Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!”

“Conte sua opinião para a gente nos comentários.”

“Veja mais pelo link da bio.”

  • Crie uma identidade visual

Defina e use formatos, fontes, linguagens e cores padronizadas em suas postagens.

Dessa forma, os usuários reconhecerão logo de cara que a postagem é do seu cartório.

  • Faça um cronograma de postagens

A frequência com que você posta é tão importante quanto os temas abordados.

Você precisa estar sempre presente, mas não exagere no número de posts por dia, para que seus usuários não fiquem sobrecarregados.

Segundo o Sprout Social, os melhores dias para publicar são as quartas e sextas.

Agora, sobre o melhor horário, a pesquisa do CoSchedule revela que é entre 8h e 9h, quando as pessoas estão se preparando ou se deslocando para o local de trabalho, ou às 2h, horário em que alguns usuários possuem dificuldade para dormir e acessam a internet.

Mas isso pode variar de acordo com o seu público: analise os dados colhidos pela rede e faça testes!

  • Dê atenção ao tipo de linguagem utilizada

Lembre-se: seu objetivo aqui é informar.

Portanto, dê preferência a uma linguagem que seja fácil de ser compreendida, objetiva e agradável.

Humanize os seus textos e conteúdos. Você pode, inclusive, postar algumas fotos e vídeos do dia a dia da equipe do cartório, sem edições elaboradas, gerando simpatia e identificação no público.

  • Use hashtags

Usar hashtags é excelente para elevar a sua visibilidade, já que assim as pessoas conseguem encontrar o seu conteúdo em pesquisas dentro da rede.

Mas use com moderação! Qualidade é melhor que quantidade.

Para saber quais hashtags usar, pense nas principais dúvidas do seu público específico e pesquise no próprio Instagram para saber se há muitas procuras pelo assunto.

 

Conclusão

 

Utilizar o Instagram é uma estratégia eficiente e vantajosa.

E agora você já conhece as melhores práticas para conquistar o sucesso entre seu público!

É importante frisar que é um trabalho que dá, sim, muitos resultados: mas ao longo do tempo.

É preciso ter paciência e persistência: mas vale muito a pena, com certeza.

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