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Os serviços extrajudiciais são essenciais para a vida de todo brasileiro. Dada essa realidade, será que é realmente necessário tomar atitudes para seu cartório se destacar? Já adiantamos que sim: continue a leitura para entender como fortalecer a marca do seu cartório é valioso para seus resultados!
Todo cidadão brasileiro precisará dos serviços de um cartório extrajudicial uma vez, ou várias, na vida.
Isso é inegável.
Dessa forma, pode-se pensar que não é necessário realizar nenhum tipo de ação ou criar nenhuma estratégia para atrair o público até a serventia. Porém, essa crença não poderia estar mais equivocada.
Afinal, apesar de serem necessários a todos, os cartórios NÃO estão livres de concorrência.
E não se pode vencer esse desafio com as atitudes comuns que empresas de outros setores tomam.
Porque não é possível, para os cartórios, criar promoções ou descontos, uma vez que os valores dos serviços extrajudiciais são tabelados.
Também não é possível apelar para métodos publicitários, como anúncios pagos.
Então o que fazer para se destacar?
Fortalecer a sua marca para ser facilmente reconhecido é a resposta, e neste artigo contamos para você como fazer isso pelo seu cartório. Vamos lá?
Encare “marca” como algo muito além de um logo, cores ou símbolos usados para representar o seu cartório.
Aqui, nos referimos a marca como algo que transmite às pessoas os principais valores e características de uma empresa.
No caso de uma serventia extrajudicial, a intenção é que seu potencial cliente, ao olhar para o nome e logo do seu cartório, saiba dizer se ali o atendimento é como ele deseja, se os serviços são ágeis, se é um local acessível, enfim, se é um local ao qual deseja retornar.
Consideramos como forte aquela marca que se tornou uma referência na área em que atua.
É uma marca única, que transmite muito bem, de forma clara, por que ela é especial para o cliente e para a sociedade.
Ela sabe transmitir o seu valor e sua imagem expressa características incontestáveis, como transparência, excelente reputação, ética e compromisso.
Agora, vamos à prática.
Primeiramente é importante lembrar que a construção de uma marca forte e sólida precisa de tempo e esforço.
Não é da noite para o dia, ou seja, precisa ser um trabalho contínuo e que se aprimora constantemente.
Mas vale muito a pena.
Confira a seguir as nossas dicas!
Inicialmente, é importante pensar em quais valores você, Titular, quer que sejam destaque no seu cartório.
E não estamos nos referindo à especialidade da serventia, mas sim a qual é a experiência principal que ela proporciona aos clientes.
Por exemplo, você quer que seu cartório seja conhecido como o mais ágil da cidade?
Ou como o lugar onde as pessoas mais se sentem à vontade, com um atendimento personalizado e próximo?
Reflita sobre isso e escolha o que faz mais sentido para o seu cartório.
Isso também é muito valioso para promover uma cultura interna entre a sua equipe, sendo um norte para definir o tipo de comunicação adotado pelo seu cartório em todos os canais, sejam on-line, sejam off-line, criando um padrão único.
Comentamos aqui como uma marca é muito mais do que um logo, mas isso não quer dizer que ele não seja importante.
Uma identidade visual adequada é essencial para que as pessoas consigam reconhecer e lembrar do seu cartório.
Pense nas cores e símbolos que mais representam a sua identidade e meta, que você já definiu ao seguir o tópico anterior.
Um cartório atende pessoas de todos os tipos. Por isso, é muito difícil identificar onde seu público ideal está, a fim de chegar até ele.
Hoje, isso não é mais um problema. Afinal, onde a maioria das pessoas, de todas as particularidades diferentes, estão?
Na internet.
Por isso, para aproximar o cartório das pessoas, esteja on-line. Falaremos mais detalhadamente sobre sua presença na internet mais adiante.
Ainda sobre proximidade, é importante fazer com que as pessoas conheçam o seu cartório.
Para isso, criar páginas institucionais, com a história da serventia, fotos e vídeos do dia a dia e da equipe, descrição dos serviços prestados, localização do cartório (esse é essencial!), e qualquer outra informação que corrobore sua identidade e meta (definidas anteriormente) são as ações ideais!
Este material institucional pode parecer algo dispensável, mas é ele que ajudará a criar a identidade que deseja assumir para o cartório, além de ser muito eficiente para conquistar a identificação e empatia do público, que passará a enxergar o cartório como um lugar de pessoas como elas mesmas, não mais como um local burocrático e tedioso.
Estar on-line, hoje, é muito mais do que uma maneira de aproximar o cliente do seu cartório: é uma medida praticamente obrigatória.
A internet permite que o atendimento do cartório esteja aberto 24h, já que os clientes passam a poder encaminhar mensagens, dúvidas e solicitações de serviços diversos, como a emissão de boletos bancários, certidões, cancelamentos, entre outros, a qualquer momento.
Se você tem um site para oferecer serviços on-line, isso também irá diminuir as filas do seu cartório e as ligações telefônicas, otimizando o tempo da serventia e, consequentemente, aumentando a quantidade e qualidade dos serviços prestados.
Isso é extremamente vantajoso e conveniente para seu cliente, que ficará satisfeito e lembrará que, sempre que precisa, possui um canal direto com o seu cartório: mais um ponto forte para sua marca.
Para a marca do cartório ser forte, ela não pode ser conhecida por ter seus dados sequestrados ou perdidos.
É preciso cuidar muito bem da sua infraestrutura de TI para não correr riscos, mantendo todas as máquinas e softwares atualizados.
Explicamos como fazer isso, em detalhes, neste artigo recente do blog da Siplan. Dê uma olhada!
Segundo matéria publicada pelo Valor Econômico, um estudo da Nielsen mostrou que 92% dos consumidores confiam mais nas indicações de outras pessoas do que em publicidade.
E a McKinsey confirma, concluindo que o chamado marketing “boca a boca” possui influência de 20 a 50% nas decisões de compra.
Não é à toa que os influenciadores digitais estão em alta, sendo considerados confiáveis por 63% dos jovens, ainda de acordo com a McKinsey.
Mas você não precisa contratar um influencer do momento para falar sobre os seus serviços.
Para os cartórios, o ideal é conversar com profissionais da área, como os de direito, e fechar uma parceria visando à criação de conteúdo de valor para o seu público.
Podem ser lives ou reels, ou mesmo a criação de artigos para blog, como este aqui.
Manter seu público a par de assuntos relevantes da área fará a marca do seu cartório se fortalecer, adquirindo uma imagem de modernidade, ao invés daquela velha percepção associada aos cartórios, de serem antiquados.
Sua marca ainda será reconhecida como confiável, uma marca que se importa em manter as pessoas esclarecidas e bem-informadas.
Criar um aplicativo para celulares estreita ainda mais o relacionamento com seus clientes, fortalecendo sua marca como uma que resolve os problemas com rapidez e acessibilidade.
Ele deve oferecer informações do cartório e opções de consultas e andamentos, por exemplo.
Lembre-se de deixá-lo compatível com iOS e Android.
Para fortalecer a sua marca, você precisa entender como ela é vista atualmente pelos seus clientes.
Só assim você será capaz de perceber o que precisa ser melhorado, evitado e adotado.
Quando falamos sobre estar sempre disponível, citamos a importância de possuir um website, e ele pode ser útil também para este tópico.
Disponibilize essa pesquisa no seu site para que as pessoas possam responder de modo prático e rápido, do contrário, elas podem não se interessar em perder algum tempo para isso.
Além do website, é importante criar conteúdo nas redes sociais.
Isso também contribui para informar melhor seus clientes e conquistar simpatia, pois as pessoas se sentirão mais próximas da sua marca.
As redes sociais são canais que podem servir para tirar dúvidas sobre os serviços do cartório e entender a opinião de quem já é seu cliente, melhorando muito a sua comunicação com ele.
Uma dica é que seu website já possua uma função para publicação automática de notícias no seu perfil do Facebook e X, por exemplo.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, temos um artigo apenas sobre isso. Clique aqui para ler.
A rotina de um Titular de Cartório é corrida e cheia de responsabilidades, por isso, colocar em prática essas dicas que acabou de ler pode não ser tão simples, certo?
Errado! Existe uma forma de fazer a maior parte disso de uma vez.
A Siplan já identificou essa necessidade dos cartórios, por isso, os websites desenvolvidos aqui fornecem funcionalidades para aplicar tudo o que sua marca precisa para se fortalecer.
Entre as vantagens deste serviço, estão:
Se quiser saber mais e tomar a melhor atitude para fortalecer a sua marca, é só clicar aqui e conhecer o serviço de WebSite da Siplan!
Agir para transformar o seu cartório em uma marca forte na sua localidade é o que faz a diferença entre ser mais do mesmo ou ser lembrado como um local ao qual se deseja retornar.
E dar atenção para a agilidade e qualidade dos serviços, utilizando a tecnologia a seu favor, é a melhor forma de fazer isso.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e útil! Se você gostou, continue acompanhando o blog da Siplan!