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Com certeza você já ouviu falar do aplicativo mais comentado do momento: o TikTok. Mas o que ele tem a ver com os negócios do seu cartório?
Se você ainda não está familiarizado com essa novidade, talvez imagine que o app seja voltado apenas para adolescentes e que não se encaixa em sua realidade. Isso pode ter sido verdade no início, mas as coisas mudaram e você pode tirar muito proveito dessa ferramenta.
Continue a leitura para entender melhor sobre a rede social, como ela pode te ajudar e ainda conferir algumas dicas sobre como começar.
Qual a proposta do TikTok?
O TikTok foi criado pela empresa chinesa Bytedance e, basicamente, é uma plataforma de vídeos curtos. A maioria dos conteúdos são de dublagens, músicas, danças e trends, sempre com muito bom humor.
Para se ter uma ideia, em 2019, o TikTok foi um dos apps mais baixados, ficando no mesmo patamar de aplicativos grandes, como o Instagram e o Facebook. E, neste ano de 2020, o seu sucesso aumentou, sendo o mais baixado neste período de pandemia, somando mais de 315 milhões de downloads!
Com toda essa popularidade crescente, influencers da internet já migraram para o TikTok e empresas e profissionais de todos os ramos já perceberam seu potencial. E seu cartório também precisa fazer parte disso se quiser se destacar.
Se antes você não entendia a importância de estar online, com a quarentena, e a necessidade que ela trouxe de continuar suas atividades na internet, essa dúvida acabou. Assim, você já sabe que, para seguir as mudanças, você precisa de um site e presença marcada das redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.
O que você precisa entender também, é que a vida online muda muito rápido e você e seu negócio precisam estar sempre atualizados. Isso inclui novidades que deram certo, como o TikTok.
Mas será que o TikTok é mesmo para mim?
Dado a visibilidade enorme que a rede social concede para os usuários, sim! Você deve estar se perguntando: “Mas o meu negócio é um cartório, é algo sério, que exige responsabilidade e uma imagem respeitável, como vou usar uma mídia que usa humor e dancinhas?”
Bem, todo tipo de conteúdo pode ter sua linguagem adaptada para um certo público. Calma, você e sua equipe não vão precisar fazer coreografias, não é isso!
Nem tudo é brincadeira por lá. Muitos usuários utilizam o TikTok para informar o público. E é aí que a vantagem se apresenta para seu negócio. Muito sobre os serviços de cartórios são desconhecidos pela população.
Usar uma rede social com uma linguagem mais acessível e descontraída para esclarecer dúvidas e mitos é uma excelente saída para se destacar e conquistar clientes.
Os usuários mais frequentes do app não possuem um excludente na faixa etária, indo desde adolescentes muito jovens a pessoas maduras de mais de 50 anos, então você pode ficar tranquilo quanto ao alcance do seu público.
Quais as principais vantagens do TikTok?
Seu cartório mais visível e acessível
Para ser visto e, portanto, procurado, o seu cartório precisa estar onde o público está. E ele está online.
Assim como em outras redes sociais, a interação com as pessoas se torna mais fácil. Ao usar o TikTok para informar o público, você o ajuda com problemas da área com uma linguagem mais leve e divertida, o que faz com você seja a primeira opção, mais confiável e mais ao alcance.
Ofereça orientações, deixe as coisas que, geralmente, são tidas como “chatas” ou “burocráticas” mais fáceis de entender. Afinal, elas são importantes para a rotina de todos. Mais ao longo do texto daremos algumas dicas de quais informações passar em seus conteúdos, e como.
Conquiste
Quando você informa, você ajuda. Quando você ajuda, você conquista confiança e popularidade. É o mesmo propósito de produzir conteúdo relevante em outras plataformas, mas a vantagem aqui é que o TikTok, além de ser a mais acessada do momento, também permite explorar inúmeras ferramentas a favor de qualquer área.
Melhore sua imagem
Qual é a imagem que seu cartório passa? Um lugar confiável e eficiente precisa ser atualizado, moderno, com apoio tecnológico e conhecimento de mundo para assim, entender as necessidades das pessoas. Ao fazer parte das redes sociais mais utilizadas da atualidade, sua imagem passa a ser mais condizente com essas características desejáveis.
Como começar a usar o TikTok?
A primeira coisa que você precisa fazer é criar a sua conta e usar o máximo possível, para criar uma familiaridade com o conteúdo. Isso é importante para entender a linguagem usada pelo seu público, além de verificar se seus concorrentes já estão ali e o que estão fazendo.
O uso frequente também é importante porque os conteúdos seguem trends, desafios, que você precisa conhecer para também participar. Por exemplo, a moda agora é usar uma música x para listar alguma preferência. Você pode utilizar disso para listar os seus serviços, ou mesmo contar curiosidades engraçadas que podem acontecer no cartório.
No site Pocket-lint você encontra um artigo bastante didático sobre a usabilidade do TikTok, com informações sobre cada ferramenta disponibilizada para a produção dos vídeos. Indicamos a sua leitura para você começar a criar!
Feed #ForYou
Algo importante sobre a usabilidade do TikTok é a aba #ForYou. Há duas maneiras de navegar pelos conteúdos do aplicativo: através dos perfis que você segue, e da aba #ForYou, que é a mais popular.
Nessa aba aparecem novidades, vídeos de pessoas que você ainda não conhece, mas que tem relação com os tipos de vídeos que você mais assiste e curte. A sua meta deve ser produzir vídeos que apareçam nessa aba, para assim conquistar mais visualizações e seguidores.
Para ajudar você a aumentar as visualizações e as chances de aparecerem na aba #ForYou, consultamos algumas dicas do próprio blog do TikTok.
Em primeiro lugar, a plataforma incentiva os seus usuários a se divertirem enquanto produzem o conteúdo, já que essa é sua proposta e sua linguagem! Em seguida nos fornece algumas dicas pontuais. Segundo o app, o formato que traz mais resultados é com o tempo mínimo de 5 segundos de duração, com o formato vertical.
Legendas que colaboram com o contexto do vídeo também são bem-vindas, assim como o uso de efeitos e sons criativos.
Tenha em mente que os primeiros segundos do seu vídeo são fundamentais para prender a atenção do público, fazendo do tempo a métrica mais importante de se analisar.
Aliás, esse é um fator importante: assim como em outras redes sociais que você usa em sua estratégia, é possível analisar com detalhes o desempenho do seu conteúdo. Ao converter sua conta para uma conta Pro, você passa a ter acesso ao Analytics do aplicativo para verificar os dados de visualizações, seguidores, etc.
Além disso, o TikTok já possui o TikTok for Business, sua plataforma de anúncios.
Confira mais algumas dicas simples para parecer no feed #ForYou:
Dicas de conteúdo que seu cartório pode produzir no TikTok
O slogan do TikTok é: “Real People. Real Videos”. Em português, “Pessoas Reais, Vídeos Reais”. Então, na hora de produzir, tenha isso em mente.
Crie vídeos reais, que gerem empatia e identificação no seu público. Seguindo essa linha, listamos algumas sugestões de conteúdos que você pode usar para começar. Depois, é só usar seu conhecimento e criatividade, contando com a ajuda e participação de toda a sua equipe. Vamos lá:
Não se preocupe, apenas comece! É hora de mudar a maneira como nos comunicamos, nos manter atualizados e ajudar as pessoas com informações e conteúdos diferentes e leves. O retorno valerá a pena.
Esperamos que este artigo tenha te incentivado. Pronto para começar?