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O avanço da tecnologia e da internet possibilitou que diversas organizações, como os cartórios, automatizassem suas operações ou processos, incluindo os financeiros.
Ao fazer isso, muitas delas elevaram o nível de eficiência e produtividade, aumentando, assim, sua competitividade no mercado.
No entanto, isso também possibilitou o aumento de riscos de ocorrer vazamento ou furtos de dados, quando não se tomam as medidas necessárias.
Por isso, a segurança das informações do seu cartório precisa ser prioridade.
Continue a leitura para entender como seu cartório pode estar desprotegido e como se prevenir.
Importância da segurança de dados em um cartório
De uma maneira geral, o cartório trabalha com uma boa quantidade de informações, tanto públicas quanto privadas.
São, em sua maioria, dados que devem ser mantidos em sigilo, para garantir que os clientes não sejam prejudicados e tenham elementos de sua vida expostos.
Vale lembrar do final do ano passado. Uma matéria publicada pela UOL, em outubro, revelou que, por conta de uma falha no sistema, cartórios de São Paulo deixaram expostos na internet quase 1 milhão de arquivos, contendo dados de adultos, crianças e adolescentes.
A reportagem destacou que os dados ficaram expostos na internet por dois meses, à disposição de quem quisesse consultar.
Essa é uma situação que pode, sem dúvida alguma, complicar tanto o cliente quanto o cartório, que pode responder por crime de vazamento de dados, por não garantir um sistema que seja capaz de proteger os dados dos seus clientes, bem como suas operações financeiras e notariais.
Para se ter uma ideia da seriedade do assunto, segundo o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, realizado em 2017, o Brasil é um dos países que mais sofre de ciberataques.
Vemos, assim, a importância do Provimento 74/2018, que dispõe sobre os padrões mínimos de tecnologia da informação, para garantir a segurança e disponibilidade dos dados.
Ameaças em transações financeiras
Além do vazamento de informações que ameaçam a privacidade dos clientes, as transações financeiras do cartório são um alvo.
Golpes podem acontecer através de uma brecha na segurança do sistema, ou com um simples e-mail, que te direciona a um site que pode, além de roubar os dados, instalar um software espião na máquina.
Roubo de dados de cartão, adulteração de boletos, clonagem de site para o cadastro falso de usuários: é possível aplicar golpes de diversas maneiras, cada vez mais elaboradas e difíceis de identificar.
Mas como se proteger?
Realize backups constantes, mantenha seus sistemas atualizados, treine sua equipe, altere senhas com frequência e, principalmente, conte com um sistema de segurança de dados desenvolvido por uma equipe que tem experiência e entende as necessidades dos cartórios.
Segurança de dados nos cartórios: a solução que você precisa
Para garantir a segurança e evitar ameaças digitais, é preciso que o cartório adote um conjunto de soluções de firewall, antivírus, controle de acesso, entre outros.
É importante realizar uma análise profissional das suas necessidades. Por isso, na SiplanControl-M, por exemplo, oferecemos uma consultoria personalizada, a fim de preparar a infraestrutura de rede dos clientes com um plano de segurança específica para as características de cartórios de todos os portes.
Isso é essencial para identificar, com antecedência, o que é perigoso e comprometedor no que diz respeito à segurança da rede, prevenindo erros e prejuízos graves.
A consultoria de Segurança de Dados para Cartórios da SiplanControl-M provê as seguintes vantagens:
Estamos à disposição para conversar com você sobre a segurança e otimização das atividades do seu cartório. Fale conosco!