Inteligência emocional e sua importância para a eficiência da equipe do seu cartório

Inteligência emocional e sua importância para a eficiência da equipe do seu cartório

27 de fevereiro de 2020
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 4 minuto(s)

Você já parou para pensar em como a inteligência emocional pode fazer a diferença na produtividade do seu trabalho? Mais especificamente: na produtividade do seu cartório?

Se não, chegou a hora de se atentar para isso.

Os cartórios hoje têm se modernizado, como todos os ramos de negócios, estando rodeado de tecnologia para a uma ótima performance.

Porém, algo ainda é muito presente na rotina de atividades: estamos falando do contato humano, das relações interpessoais que acontecem e que você, que está à frente de um cartório, sabe muito bem como é.

A cena de um cliente perdendo o controle na frente dos seus funcionários é recorrente? Provavelmente sim, até porque este segmento é destinado a resolver situações nem sempre agradáveis. E é aí que entra a importância de ter uma equipe preparada e com inteligência emocional para que nada saia do controle.

O que é importante que você e sua equipe tenha sempre em mente é justamente isso: a missão do cartório é resolver problemas. E não os aumentar. Imagine só se um cliente perde o controle e seu funcionário acaba também perdendo a paciência. O resultado disso? O próprio caos. Pessoas abaladas, nervosas, e nada resolvido.

A inteligência emocional faz com que a sua equipe aprenda a lidar, antes de tudo, com as próprias emoções e, assim, saber reagir diante de situações que possam acontecer, mantendo a ordem e a serenidade. A partir do momento que a sua equipe consegue lidar bem com a inteligência emocional e aplicá-la no atendimento do seu público, pode ter certeza de que tudo fluirá muito melhor.

Os clientes querem a resolução dos seus problemas, mas se, ao chegarem ao cartório, se depararem com alguém tão irritado quanto ele, nada será resolvido. No entanto, se é bem atendido por um funcionário com calma, que sabe contornar o nervosismo e pensar diante da situação, você verá que além do cliente sair satisfeito com o seu cartório, ele ainda voltará quando precisar. E muito mais que isso: indicará o seu cartório para outras pessoas.

Portanto, a inteligência emocional não é só a chave para que o seu cartório preste um bom atendimento, é acima de tudo, um grande e poderoso diferencial. A maioria pensa em se preparar tecnologicamente: e devem! Mas se você quer se destacar e evoluir, deve pensar também em preparar as pessoas que fazem parte da sua equipe.

E qual é o seu papel de gestor? Proporcionar esse crescimento para sua equipe.

 

Dicas para desenvolver a inteligência emocional:

  1. Saiba conversar com seus funcionários – a sua equipe precisa ter um exemplo a ser seguido.
  2. Elogie sempre que possível – um elogio faz bem a qualquer pessoa e a faz trabalhar com mais empenho e dedicação ainda.
  3. Saiba corrigir – é claro que a correção é necessária, mas é preciso fazer isso da maneira correta, sem xingamentos e ofensas, e sim, de forma construtiva.
  4. Incentive o trabalho em equipe com a interação entre colegas – lembre dos aniversariantes do mês, incentive confraternizações e tudo que contribua para um clima agradável no local de trabalho.
  5. Ao identificar colaboradores com problemas, seja com um temperamento agressivo, seja pelo stress, ou qualquer motivo, incentive o acompanhamento psicológico. Isso é delicado e algumas pessoas podem se sentir pior, ou acuadas, por isso, uma solução pode ser promover uma palestra a todos os funcionários com um psicólogo que seja especializado na área do trabalho.

 

E então, como o seu cartório lida com este tema?

 

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