Home Office: o que aprendemos com essa prática para aplicarmos na volta à rotina presencial?

Home Office: o que aprendemos com essa prática para aplicarmos na volta à rotina presencial?

13 de maio de 2020
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 5 minuto(s)

A crise na saúde forçou todas as empresas e seus clientes a adotarem mudanças em seus procedimentos habituais. Embora ninguém escolha passar por esse momento, cientistas sociais, professores e psicólogos de todo o mundo estão observando atentamente, interessados em investigar os efeitos desse experimento global imposto.

Isso porque pode haver a possibilidade de um crescimento pós-traumático, no qual as pessoas percebam sua força interior e um profundo sentimento de gratidão, além de mudarem sua forma de ver o trabalho e de trabalhar.

O resultado disso é o redesenhar do trabalho, tornando-o assim mais significativo e motivador, tentando criar culturas de criatividade e ajuda em equipes, ou mesmo tentando tornar organizações inteiras mais produtivas.

 

Como liderar em tempos tumultuosos

Em uma crise, as cores verdadeiras de uma equipe são reveladas. Ao reservar um tempo para observar os pontos fortes e fracos de seus funcionários, você obtém informações valiosas sobre como conduzi-los através da incerteza.

Em momentos tão desafiadores quanto este, é de suma importância que os gestores garantam que os funcionários se sintam psicologicamente seguros, para que possam contribuir, aprender e superar essa fase, sem medo de constrangimento, marginalização ou punição.

Você pode saber tudo sobre a vida profissional de seus funcionários, mas é apenas isso que conhece sobre eles? Agora, mais do que nunca, é importante conhecer os membros de sua equipe em um nível individual. Lidere com empatia e autenticidade.

Oportunidade no pós-crise

Líderes podem aproveitar a oportunidade para dar a seus funcionários mais autonomia e, esperançosamente, descobrir que podem confiar neles para gerenciar seus próprios horários e projetos.

Ao aprender mais sobre os valores, interesses, pontos fortes e motivações de seus funcionários, incentivar a produtividade da equipe torna-se uma tarefa mais fácil e assertiva. Quando você confia, e demonstra isso, a consequência natural é que haja mais proatividade de cada membro do time.

Além disso, agora que a experiência com o home office foi feita, pode-se estudar a possibilidade de continuar nesse regime de trabalho mesmo após a crise, se for vantajoso.

Este é um momento em que estamos lutando contra uma perda de normalidade em nossas vidas diárias. É preciso ter uma visão além, encarando esses desafios como uma chance de exercitar nossa capacidade de adaptação perante as necessidades.

Nós somos altamente adaptáveis. Darwin escreveu, quando estava construindo sua Teoria da Evolução, que a seleção natural favorece um senso de flexibilidade. Nem sempre é a espécie mais forte que sobrevive, às vezes é o mais adaptável.

Leve este pensamento para seu cartório, aprenda a se adaptar e abrace as atualizações em seus procedimentos, porque problemas e crises sempre virão para quem tem um negócio a administrar, mesmo após a crise atual.

Assim, com essa resiliência, você sairá deste momento difícil muito mais forte, com seu cartório fortificado e uma equipe experiente, composta por profissionais leais aos objetivos da serventia.

Novas Ferramentas

Falamos dos aprendizados na gestão e na equipe. Mas o home office também trouxe a necessidade de conhecer e explorar novas ferramentas de trabalho. A tecnologia e a automação dos processos sempre foram importantes, mas o momento enfatizou e acelerou essa necessidade dentro dos cartórios.

Devido a impossibilidade de realizar os atendimentos presenciais, os cartórios tiveram que oferecer esses serviços on-line. Esse investimento está longe de ser temporário.

Muitos cartórios já oferecem essa opção ao público, já que essa é uma forma muito eficiente de aumentar a agilidade e, consequentemente, a produtividade das atividades da serventia.

Diminuição de filas, conectividade com os clientes, que podem acompanhar solicitações e gerar boletos, entre diversas outras vantagens que estar on-line pode oferecer: tudo isso já era a tendência para a rotina dos cartórios e, agora, esse futuro já chegou.

Softwares para atendimento on-line, especialmente desenvolvidos para cartórios, que garantam a segurança de dados e geram mais praticidade na rotina, auxiliando até mesmo o controle das finanças: essas são as ferramentas que aprendemos ser essenciais, estando sua equipe em home office, ou atuando presencialmente.

 

Se você quer conhecer algumas opções de serviços como os citados acima, navegue pelo site da SiplanControl-M e leia mais a respeito. Convidamos você a tirar suas dúvidas conosco e colocar tudo isso em prática agora mesmo!

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