6 características que todo escrevente de sucesso deve ter

6 características que todo escrevente de sucesso deve ter

19 de outubro de 2021
Gestão de Cartórios

Tempo estimado de leitura: 8 minuto(s)

Você é, ou pretende ser, um escrevente? Atuar em um Cartório é uma experiência recompensadora, mas tem seus desafios.

Neste artigo, abordaremos algumas posturas que você deve alimentar.

Tudo para que você não apenas vença tais desafios, mas conquiste o sucesso profissional que tanto almeja.

 Vamos lá?

Ascensão na carreira é a meta de todo profissional, independentemente da área. E, no caso dos escreventes, esse desejo não só está presente como podemos dizer que se destaca.

Afinal, é um ramo muito promissor, que exige grande responsabilidade e dedicação.

Com certeza você já encontrou diversos conteúdos para se aprimorar, não é mesmo?

O que não falta hoje, na internet, são cursos e artigos abordando temas relacionados a concursos, matérias, leis e demais informações técnicas que sim, são essenciais para a atuação do escrevente!

Mas, hoje temos uma proposta diferente de abordagem.

Neste texto, vamos sair dessa área comum. A ideia é orientar você sobre as características pessoais que farão a diferença entre ser um profissional comum e um de destaque!

Isso porque o comum tende a cumprir suas obrigações e permanece onde está.

Já o profissional que se destaca consegue, seguramente, atingir seus objetivos: crescer, conseguir uma promoção, um cargo de liderança – e ir além.

Vamos começar? Boa leitura.

 

  1. Escrevente focado e organizado vai longe

Se você já é um escrevente cartorário sabe muito bem a importância da organização.

Afinal, isso é parte de todos os processos que realiza no dia a dia, com documentos e responsabilidades que precisam estar em ordem.

Mas estamos abordando aqui a sua carreira, além das suas atividades atuais.

E isso quer dizer que, além da organização da rotina diária, você precisa de foco.

Aonde você quer chegar? Você quer apenas fazer um bom trabalho onde está? Ou pretende subir de cargo? Prestar um concurso?

Conquistar o sucesso é possível. Você só precisa definir qual é o seu real objetivo e focar em realizá-lo.

Só depois, parta para a organização desse processo.

Coloque no papel o que você quer alcançar, quais são os passos necessários para isso.

Também é muito importante estipular prazos até para as metas e tarefas mais simples.

Assim, tudo isso vai te ajudar a permanecer determinado.

 

  1. Atendimento de qualidade e bons relacionamentos

Para ascender profissionalmente você precisa de excelência no atendimento e tudo o que esse fator aborda.

A sua área lida com documentações e leis, mas tudo isso é voltado para pessoas.

Por isso, saber lidar com elas é uma das coisas mais importantes da sua vida profissional.

Bons relacionamentos, tanto com o público quanto com os colegas de equipe é algo que precisa ser nutrido.

É necessário evitar que o estresse resulte em reações como a perda de paciência e respostas ríspidas.

Sabemos muito bem que isso não é algo simples ou fácil de controlar e, por isso mesmo, essa é uma das características mais importantes dentre as que abordamos aqui!

Você não só pode, como deve, procurar cursos sobre atendimento. No entanto, já adiantamos aqui uma dica de ouro: trabalhe a sua empatia!

Quando você desenvolve a habilidade de se colocar no lugar do outro, fica muito mais fácil, e até natural, manter um comportamento agradável no ambiente de trabalho.

Além disso, uma pessoa empática tem a capacidade de entender melhor o que os clientes estão passando e do que precisam.

Logo, o atendimento flui melhor, com mais eficiência, garantindo a satisfação do público.

Se você tem dificuldade nesse aspecto, não desista.: pratique, busque ajuda, leia a respeito e assista a aulas.

Seu futuro e seu sucesso dependem disso. E até mesmo sua vida pessoal se beneficiará, acredite.

 

  1. Comunicação assertiva

Já que falamos sobre a qualidade nos atendimentos e relacionamentos, podemos entrar no tópico da comunicação ideal para conseguir esses objetivos.

Então, reflita: na sua rotina de trabalho, quantos problemas já aconteceram por conta de uma comunicação equivocada? Apostamos que não foram poucos.

Por exemplo, no atendimento:  o escrevente precisa lidar com muitos tipos de pessoas e saber se comunicar com assertividade.

Isso é importante porque ele deve ser capaz de explicar o que elas precisam saber, e de uma maneira compreensível.

Quando todas as informações ficam claras para o público, o trabalho ganha mais agilidade e atrasos, bem como outros transtornos, são evitados.

A mesma coisa vale para a comunicação com os colegas.

Se a equipe não possui uma boa comunicação, a probabilidade de erros aumenta, o ambiente torna-se desagradável. E tudo isso trava a produtividade.

Além disso, uma boa fala também transmite confiança e autoridade, características que serão suas aliadas na hora de uma entrevista ou prova oral que precise realizar.

 

  1. Escrevente de sucesso está aberto a mudanças

Quando falamos sobre Cartórios, a população em geral, que não está inserida nesse meio, cria um cenário em mente: um local abarrotado de documentos, carimbos e aparência arcaica.

Isso está longe da realidade há muito tempo.

Hoje, cartórios são um dos lugares que mais aderiram à transformação digital e tecnológica.

E não apenas porque isso aumenta a eficiência dos processos, mas porque se tornou praticamente obrigatório para dar continuidade às atividades.

Existem inúmeros softwares e ferramentas especializadas em atender às serventias e que tornam a rotina do escrevente muito mais funcional.

Além dessa atualização, mudanças estratégicas para otimizar os processos são constantes em uma serventia.

Por isso, se esse profissional quiser crescer, NÃO pode ser resistente a novas formas de se trabalhar.

Isso pode parecer óbvio, mas o ser humano é imensamente resistente a mudanças, mesmo quando são benéficas.

Portanto, sair da zona de conforto é um desafio. Para começar a vencê-lo, podemos passar para o próximo tópico.

 

  1. Invista em Inteligência Emocional

Abordamos aqui sobre bons relacionamentos, comunicação assertiva e a aceitação de mudanças.

Mas, se tem uma coisa que vai te auxiliar a conquistar essas habilidades é desenvolver a sua Inteligência Emocional.

Ter inteligência emocional é saber manter a calma, o autocontrole, entender e respeitar as pessoas que têm contato com você.

Tudo isso para lidar com os momentos de crise com objetividade.

Existem muitas técnicas mentais e comportamentais que você pode aprender, treinar e aplicar no seu dia a dia.

Tenha paciência com você mesmo nesse processo que, no começo pode ser difícil, mas que vai valer a pena.

 

  1. Manter-se atualizado é obrigatório

Já a 6ª característica que todo escrevente de sucesso deve ter é a atualização permanente.

Como já citamos, as mudanças fazem parte do trabalho de um escrevente, principalmente no que se refere às atualizações frequentes nas leis.

Além de se informar constantemente, é aconselhável que procure cursos que abordem tais atualizações, com professores especialistas e renomados na área em questão.

Você encontra diversas opções de cursos como esses aqui na Academia SPCM, e convidamos você a conhecê-los: com certeza, você encontrará o conteúdo perfeito para seu momento e objetivo.

 

E então, está pronto para ser um escrevente de sucesso?

Esperamos que este texto tenha te inspirado a desenvolver habilidades pessoais que, muitas vezes, acabamos negligenciando por conta da rotina corrida.

Se você gostou, continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.

 

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